!--jquery-DD-Menu-Starts-->

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

ENSINO RELIGIOSO ATIVIDADE III: 9º ANO ORIGEM DO CONCEITO DE ÉTICA

 Escola Municipal Ubaldo Corrêa  Ensino Religioso Professor Mauricio Maciel

NOME _________________________ Nº _____  9º ANO TURMA ____ __ DATA ______

ENSINO RELIGIOSO ATIVIDADE III: 9º ANO

ORIGEM DO CONCEITO DE ÉTICA
A origem do conceito de ética remete aos primeiros grandes pensadores da humanidade: os filósofos gregos. A criação do termo e tudo o que ele engloba surgiu em meados do século 4 a.C. (antes de Cristo), quando teve início a ascensão das Cidades-Estado gregas. Do surgimento das civilizações emergiu a necessidade de se pensar sobre os valores que moldam a vida em sociedade, tais como honestidade e fidelidade.
Você percebe que para a vida em comunidade foram necessários definir modelos éticos? Diante de tal constatação, quem cunhou o termo “ética” e expandiu esse campo de estudo foram filósofos, dos quais você provavelmente já deve ter ouvido falar: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Sócrates, Platão e Aristóteles

Para citar o que diz um destes filósofos, temos Aristóteles que diz: “a excelência do caráter, que define a disposição de agir, é produzida pelo hábito: tal como se aprende a tocar piano. Do mesmo modo, o homem se torna justo pela prática constante de atos justos”.
ATIVIDADE
1. Reflita e responda, em seu caderno.
a. Releia trecho da frase de Aristóteles:
“O homem se torna justo pela prática constante de atos justos”.
a. A ética também é entendida como a busca do viver bem”. Você acha que
ética tem algo a ver com justiça? Explique.
b. Você concorda que devemos praticar a justiça para sermos justos? Ou só a
“apoiando”, comentando sobre ela, já nos tornamos justos? Explique.
c. Você já ouviu esse ditado popular: “Faça o que eu digo. Não faça o que eu
faço!”
Nosso discurso pode ser diferente de nossas ações? Justifique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

NÃO JULGAR! TEMA: MUDANÇAS NA VIDA

Escola Ubaldo Corrêa

 Professor Mauricio 

Trabalho I 30 pts   7º, 8º , 9º   ano

Nome:___________________________nº ________

 NÃO JULGAR!  

TEMA: MUDANÇAS NA VIDA: TEXTO REFLEXÃO

Pé de Pêra

Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a não ter pressa quando fizesse seus julgamentos. Por isso, convidou cada um deles para fazer uma viagem e observar um Pé de Pêra plantado num local distante.

O primeiro filho chegou lá no INVERNO, o segundo na PRIMAVERA, o terceiro, no VERÃO e o quarto, o caçula, no OUTONO.

Quando eles retornaram, o pai os reuniu e pediu que contassem o que tinham visto.

O primeiro chegou lá no INVERNO. Disse que a árvore era feia e acrescentou: ¨Além de feia, ela é seca e retorcida!¨

O segundo chegou lá na PRIMAVERA. Disse que aquilo não era verdade. Contou que encontrou uma árvore cheia de botões, e carregada de promessas.

O terceiro chegou no VERÃO. Disse que ela estava coberta de flores, que tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que eram a coisa mais graciosa que ele jamais tinha visto.

O último filho chegou no OUTONO. Ele disse que a árvore estava carregada e arqueada cheia de frutas, vida e promessas...

O pai então explicou à seus filhos que todos eles estavam certos, porque eles haviam visto apenas um estação da vida da árvore ...

Ele disse que não se pode julgar uma árvore, ou uma pessoa, por apenas uma estação.

A essência do que se é, ( como o prazer, a alegria e o amor que vem da vida) só pode ser constatada no final de tudo, exatamente como no momento em que todas as estações do ano se completam!

Se alguém desistir no INVERNO, perderá as promessas da PRIMAVERA, a beleza do VERÃO, e a expectativa do OUTONO.
   Não permita que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras.

Não julgue a vida apenas por uma estação difícil.

Persevere através dos caminhos difíceis e melhores tempos certamente virão, de uma hora para outra!

 

                                              Interpretando o texto

 

De acordo com o texto responda as questões.

 

1- qual a intenção do pai dos quatros rapazes?

_______________________________________________________________________________________________

 

2- qual foi o desafio proposto pelo pai a seus filhos?

_______________________________________________________________________________________________

 

3- destaque do texto a estação de cada filho.

1____________________ 2 ___________________ 3 ________________________ 4_________________________

 

4- se você fosse filho e seu pai mandasse você escolher uma estação, qual você escolheria? por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5-  dê sua opinião sobre essa frase: “ não julgue a vida apenas por uma estação difícil”

_______________________________________________________________________________________________

6- em relação a sua aprendizagem o que você entende sobre esse conselho: “ persevere através dos caminhos difíceis e melhores tempos certamente virão, de uma hora para outra”!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- escolha a estação que você se identifica e faça um belo desenho e depois crie uma frase de incentivo para ela.

 

                

 

O que é o amor?

Escola Ubaldo Corrêa

 Professor Mauricio 

Trabalho I 30pts  6º ano

Nome:________________________nº ________

O que é o amor? 

   Numa sala de aula havia várias crianças e uma delas perguntou à professora:   – O que é o amor?

   A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.

   Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.

   As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:

   – Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.

   A primeira criança disse:

   – Eu trouxe esta flor, não é linda?

   A segunda criança falou:

   – Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas. Vou colocá-la em minha coleção.

   A terceira criança completou:

   – Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?

   E assim, as crianças foram mostrando o que trouxeram…

   Foi aí que a professora notou que Alice tinha ficado quieta o tempo todo.

   Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.

   A professora se dirigiu a ela e perguntou: c

   – Meu bem, por que você nada trouxe?

   E Alice timidamente respondeu:

   – Desculpe professora. Vi a flor e senti seu perfume; pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho, mas não posso mostrá-los.

   A professora agradeceu a Alice e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em coisas materiais.


Questões

1) Qual é o título do texto?

_______________________________________________________________________________________

2) Qual é o assunto principal do texto?

_______________________________________________________________________________________

 3) Onde se passa a história?

_______________________________________________________________________________________

4) Qual foi a pergunta de uma das crianças?

_______________________________________________________________________________________

 5) O que  a professora pediu para que os alunos fizessem?

_______________________________________________________________________________________

6) O que as crianças trouxeram?

_______________________________________________________________________________________

 7) Porque Alice estava tímida?

_______________________________________________________________________________________

8) Porque Alice ganhou nota máxima?

_______________________________________________________________________________________

9) crie ou faça um desenho que represente o amor.