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sexta-feira, 23 de outubro de 2020

CUIDE BEM DE VOCÊ MESMO

Escola Municipal Ubaldo Corrêa     Professor Mauricio Maciel

Aluno:_________________________________ nº _____ turma ______ turno _____________

Trabalho educação religiosa6º e 7º ano 30 pontos

1-    Leia o texto abaixo e responda:

CUIDE BEM DE VOCÊ MESMO

 

Procure ocupar-se com coisas que lhe tragam satisfação e bem-estar. Crie momentos de paz e tranquilidade para sentir dentro de você o poder da vida e do amor.

Aprecie e respeite a natureza, contemple as árvores, as flores, ouça com atenção o canto dos pássaros; respeite as pessoas como elas são; procure compreendê-las; seja amigo e companheiro.

Anime-se, tenha coragem para mudar e ser mais responsável faça com boa vontade o que precisa ser feito; acenda a sua luz interior e espalhe ao seu redor as sementes de amor e compreensão.

Borres Guiloiusk

2- O texto acima pretende fazer você: (marque alterativa correta)

a)    Cuidar de si de forma egoísta.

b)    Alimentar a discórdia e violência entre as pessoas.

c)    Cuidar de sua auto-estima e ser cordial para com os outros.

3- Responda:

Segundo o texto o que devemos fazer, e ser das pessoas?

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Diga com suas palavras o que você entendeu do texto?

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4-    Explique como você entende a frase: "O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, e o vencedor nunca desiste!” (autor desconhecido).

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5-    Associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1)  Cordialidade(      ) “Sentimento que impulsiona as pessoas para o que lhes parece belo, digno ou

grandioso”. Significa renunciar o egoísmo, o orgulho.

(2)  Empatia(      ) É uma maneira de ser, de viver com e para os outros. Ela é a base, o fundamento do

relacionamento humano.

(3)  Egoísmo(      ) É pensar somente em si, no seu próprio bem estar, sem se importar com o outro.

(4)  Amor(      ) É o mesmo que colocar-se no lugar do outro.

 

5- Leia e responda o que se pede:

O sábio e o pássaro

Em uma vila da Grécia, vivia um sábio famoso por saber sempre a resposta para todas as perguntas que fossem feitas.

Um dia, um jovem adolescente, conversando com um amigo, disse:

“Eu acho que sei como enganar o sábio. Vou pegar um passarinho e o levarei, dentro da minha mão, até o sábio. Então, perguntarei a ele se o passarinho está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, espremo o passarinho, mato-o e deixo-o cair no chão; mas se ele disser que está morto, abro a mão e o deixo voar”.

Assim, o jovem chegou perto do sábio e fez a pergunta:

“Sábio, o passarinho em minha mão está vivo ou morto?”

O sábio olhou para o rapaz e disse:

“Meu jovem, a resposta está em suas mãos!"

a)    Qual era a intenção do rapaz? _________________________________________________________

b)    O que fez para isso? _________________________________________________________________

c) Qual foi a resposta do sábio diante da atitude do rapaz? ______________________________________

d) Crie uma moral para a história. __________________________________________________________

 

A CRENÇA NO TRANSCENDENTE

SÉRIE: 7º ANO

 

1-A CRENÇA NO TRANSCENDENTE

 

       Das tantas coisas interessantes nas comunidades humanas, uma delas, sem dúvida, é o aspecto   religioso, que podemos   encontrar   em todas, das   mais   antigas   às   atuais.   Não   temos notícias   de   comunidades  que,   por   mais   remotas   que   sejam,  não   possuam   em   sua   história alguns aspectos religiosos.

       Sabemos   que   a   humanidade   deu   grandes  passos   em   direção   à   sua   civilidade,   à sua organização,     em   suma,   ao  seu   desenvolvimento.     Como    a   religiosidade   é  própria do    ser humano,   também   podemos   nos   referir   ao   desenvolvimento  religioso   como   uma   forma   de maturidade que o ser humano foi adquirindo com o passar do tempo.

       Em  razão   das   diferenças   entre   as   comunidades  e   a   maturidade   adquirida,   as   formas com  que  o   ser   humano   se  relaciona  com  o   Transcendente  são   variáveis   de   comunidade   a comunidade. Apesar dessas diferenças, percebemos traços próprios e típicos, que revelam a fase pela qual a humanidade está passando. Por exemplo: as tribos.

 

FORMA DE CRER NO TRANSCENDENTE: POLITEÍSMO, MONOTEÍMO.

 

       Para   conhecermos   um   pouco   mais   sobre   a   forma   que   o   ser   humano   encontrou   para comunicar-se  com   o   Transcendente,   precisamos  conhecer   dois  termos   novos:  primeiro   é   a expressão utilizada para afirmar que determinada comunidade humana, ou religiosa, acredita em mais de um deus. Neste caso, dizemos que essa comunidade é Politeísta.

       Entre   as  religiões   politeístas,   encontramos   o   hinduísmo,   todas   as   religiões   de   origem

indígena, as de origem africana, entre outras. Qual é o termo que devemos conhecer para denominar aquelas religiões que acreditam  na existência de um único

       O   termo  dado   a   essas  características   que   possuem   certas   religiões   é:  Monoteísmo. Entre    as  principais  religiões    monoteístas,    encontramos     o  judaísmo,    o  islamismo     e  o cristianismo.

Independentemente do modo em que acreditam na manifestação do Transcendente, as comunidades de fé, politeísta ou monoteísta possuem uma maneira comum de comunicar-se com a divindade. Esta maneira é através da oração.

 

2. A COMUNICAÇÃO COM O TRANSCENDENTE

 

       É bom lembrarmos que, entre as diversas tradições, a palavra oração, ou ainda o ato de voltar-se, ao Transcendente, recebe vários  nomes. Cada um tenta  expressar esse  “diálogo”  com ele de um jeito. Embora possam apresentar nomes diferentes para essa comunicação, é por meio dela que as tradições religiosas, quando estão reunidas, ou seus membros, quando estão sozinhos, comunicam-se com o Transcendente.

      que   mencionamos   essa   forma   de   comunicação, que   é   comum   a   muitas   tradições religiosas, vamos conhecer dois modos de oração que normalmente também estão presentes em todas elas:

 

ORAÇÃO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA

 

       Comecemos com as orações individuais.

 

       Todos nós sabemos o bem que pode fazer uma conversa, a sós, com alguém de quem gostamos   muito.   Isso   vale   também   para   o   contato   com   o   divino.   Em   todas   as   tradições religiosas, a oração individual é vista como um contato mais íntimo com o Transcendente. A oração   individual  pode   ser   feita   quando   a   pessoa   está   junto   dos   membros   de   sua   tradição religiosa, ou quando escolhe estar sozinha, em sua casa ou outro lugar especial. Em algumas tradições,   as   pessoas   podem   fazer   a   escolha   de   estar por   algum   tempo   (dias,  semanas...) retiradas  de  sua  comunidade.  Essa  atitude  é  chamada  de  “retiro”  porque  a  pessoa  fica  sem  contato com o que faz normalmente em seu dia- a- dia, como o seu trabalho, os seus amigos e a sua família. Esse tempo retirado é visto como um momento especial de meditação e diálogo com o Transcendente.  A oração individual faz muito bem àquele que resolve estar em silêncio, voltado para o Transcendente, para Deus.

 

       A oração em comunidade, ou contato com a divindade de maneira comunitária, revela, entre outras coisas, a união que pode e deve existir em um mesmo grupo religioso. Em todas as tradições religiosas, podemos encontrar alguma  forma de oração comunitária.

 

       Essa  forma de oração se expressa de  maneira diferente, conforme a tradição a que se pertence.   Vamos   conhecer   um   exemplo   de   oração   comunitária   em   cada   uma   delas;      que estamos classificando as tradições religiosas em dois grandes grupos:

 

       Comunidade Monoteísta:

       Podemos citar como exemplo o shabat, na comunidade judaica, quando as famílias se reúnem   em   suas   próprias   casas   para   um   momento   de   oração.   Na   sinagoga, faz-se   uma celebração em torno da Torá nas manhãs de sábado.

Comunidade Politeísta:

      Um     bom   exemplo    de  comunidade     politeísta  em  oração   comunitária   ocorre   no candomblé, quando toda a comunidade se reúne para as rezas comunitárias no terreiro (local de culto dessa comunidade) juntamente do pai ou mãe- de- santo, seu líder religioso.

      Dessa     forma,   podemos   compreender      a  comunicação     com    Transcendente,    nas diferentes   tradições  religiosas,  como    sendo   um   instrumento   que   fortalece  a  pessoa, individual e coletivamente.

Para saber mais

    1.  Para refletir e conhecer um pouco mais sobre você e o que você conhece sobre sua  tradição religiosa.

 

             Em sua opinião, que motivo leva as pessoas a terem uma religião?

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             Onde as pessoas de sua tradição religiosa costumam se encontrar para fazer  suas orações comunitárias?

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             Todas as tradições religiosas de alguma maneira incentivam a oração pessoal. Dê sua opinião a respeito desse tipo de oração.

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