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TRABALHOS ESCOLARES ALUNO



        

    


Trabalho de religião

Leia, Genesis 2: 15; Romanos 12: 10,11 e Tessalonisenses 4: 11,12. Depois de ler as leituras descubra com o grupo sobre as mesmas:
Gênesis 2: 15- “ E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do
Éden para o lavrar e o guardar”
Romanos 12: 10,11- " Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros".
"Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Tessalonisenses 4: 11,12- " E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado".
"Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma".
1- Escreva um pequeno texto da conclusão das leituras:

Gênesis 2 :15 – Fala de responsabilidade ,pois Deus deixou o jardim do Éden nas mãos do homem para ele o guardar e e cuidar ao mesmo tempo para que o jardim jamais morra.

Romanos 12 :10-11 - Diz que devemos amar uns aos outros como se fizessem parte da própria família e honra-los como respeito . Não devemos agir devagar sendo cuidadoso,e quando for o nosso espirírito devemos ser rápido pois estamos falando diretamente com o Senhor.

Tessalonisenses: 4: 11,12- Diz que temos sempre que agir com cautela e com calma e tratar dos nosso assuntos nos mesmos,trabalhar com nossas próprias mãos como Deus assim determinou. E temos que ser honestos com os quais não conhecemos.


2- Escolha cincos espaços ou condições que pertence a todos os cidadões: Dê sugestões de como deve ser protegido.
Escola: e um patrimônio publico que deve ser preservado. Devemos sempre cuidar dele pois e nele que começamos a praticar o que aprendemos em casa. Não devemos pichar,jogar papel no chão, e nem quebrar os bens materiais que nele habitam.
Praca: não jogar lixo no chão pois e um patrimonio do cidadão, manter sempre limpo ,e não danificar nenhum material que o contem.
Igreja : não danifica-la , manter sempre limpa pois e um local sagrado.
Orelhão: não danificar nenhum material que faz parte dele.
Posto: não jogar lixo , e jamais devem deixar lixo hospitalar em ruas e etc.

3- Escolha um patrimonio e fotografe os locais pinxados ou destruídos
(máximo 4 fotos).
 - Procure em livro ou internet um artigo sobre respeito ao patrimonio púlblico.
Revista Hong on-
Este editorial fala a respeito do patrimonio publico, diz que sempre devemos cuidar bem do que pertence a humanidade, por que tudo que ha no mundo deve ser preservado mesmo que não tenha valor. (Dillan Roussel).






Respeito ao patrimônio público.
É incrível como, no Brasil, não se acossa aquele que viola o patrimônio público. A noção geral é que aquilo o que é de todo mundo, ou seja, é público, seja de ninguém. É a pura representação da anti-propriedade.
Aquele que destrói um patrimônio público, deliberadamente, não tem a mínima noção da quantidade de tempo e dinheiro público que fora utilizado para que aquele bem estivesse naquele lugar, daquela forma.
Há casos em que praças recém construídas são deliberadamente quebradas antes mesmo da sua inauguração. Milhares são os contentores de lixo, ônibus, cabos elétricos, móveis e etc. que são quebrados, furtados, queimados, riscados, sujos, deliberadamente a cada dia em todo o Brasil.
É de se notar que aquele que assim procede não impõe somente o prejuízo do bem diretamente destruído. Joga no lixo o trabalho de dias, senão meses, de uma série de profissionais, públicos e privados, além de todos aqueles que fiscalizam a realização e coerência daquele trabalho.
5 lugares que pertencem a todos os cidadãos de Santarém.
A Orla de Santarém, Catedral Metropolitana de Santarém, Terminal fluvial turístico, Praças, Praça do Mirante etc.
Leituras bíblicas
Gêneses 2:15 - Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.

Romanos12: 10/11- Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam ao Senhor com o coração cheio de fervor.
1 Tessalonicenses 4:11/12- Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes. Assim, aqueles que não são cristãos os respeitarão, e vocês não precisarão viver à custa de ninguém.

Bom, o nosso grupo conversou bastante sobre esses versículos e chegamos á conclusão que em gêneses Deus deu a Adão o jardim do Éden para ele cuidar e plantar com todo o amor, já em romanos Deus fala que temos que amar a todos os nossos irmãos e não sermos preguiçosos, e em tessalonicenses diz que não temos que viver a custa de ninguém, ser independentes e fortes no Senhor.

Sugestão de como o patrimônio público deve ser protegido.
Em alguns países, aquele que for flagrado destruindo patrimônio público, deliberadamente, pode ser severamente punido, inclusive com a cassação das licenças fornecidas pelo próprio Estado, dentre as quais, as profissionais.
Ficam então as perguntas: Por que não proibir, temporária ou definitivamente, aquele que flagrado lesando o patrimônio público a com ele contratar? Porque não compensar administrativamente verbas pagas pelo Estado àquele que destrói o patrimônio público? Porque não suspender ou revogar licenças, cassar benefícios?
Evidente que tais medidas não serão suficientes para resolver todas as questões atinentes ao desperdício do patrimônio público. Mas o receio direto da punição pode incutir em tais vândalos a perspectiva de perda de benefícios fornecidos diretamente pelo Estado. A partir daí, a sociedade brasileira terá não os atuais rivais, mas parceiros, na defesa do patrimônio público.
Bom, o importante é que todos possam ter consciência que se eles destruírem, pincharem os patrimônios públicos não terá nenhum lugar decente para se divertirem depois.
      








RESPEITO AO PATRIMONIO PUBLICO


 O termo “patrimônio” significa, entre outras definições herança, riqueza.... Por sua vez, “público” implica naquilo que não pertence somente a uma determinada pessoa, mas é compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre suas necessidades. A escola, juntamente com o imobiliário que a compõe, é um exemplo claro e intangível de patrimônio público pertencente à coletividade, logo, ela não pertence nem ao governo, nem ao diretor, muito menos ao aluno. Antes, a escola pertence a todos – e, por definição pura e simples – é um patrimônio público cujos “donos”, se é que assim se pode dizer, são o governo e a comunidade escolar, além da sociedade em geral. É de suma importância, por conseguinte, que todos, sobretudo os alunos, se invistam do sentimento de cidadania o qual se pauta nos ideais de respeito e de conservação do patrimônio escolar. Cabe à direção da escola, em conjunto com o conselho escolar, a manifestação dos interesses que objetivam a manutenção da ordem sem que sejam necessários gestos autoritários e arrogantes. Ações e campanhas que conscientizem, informem, eduquem e formem pessoas comprometidas com o seu meio devem ser implementadas. Não é possível admitir a idéia de que seja normal, por exemplo, que uma carteira venha a ser quebrada, que um ventilador possa ser danificado ou uma parede pichada por um estudante sem que este seja identificado e responsabilizado por tal ato. Escolas há, em nossa cidade (no Pará e creio, no Brasil), que vivem em situação difícil em função do desrespeito pelo patrimônio público da parte de seus próprios alunos onde se identifica a falta de carteiras e de mesas do professor. Só para enfatizar, tanto as carteiras quanto as mesas foram, salvo algumas exceções, objetos de manipulação nas mãos de estudantes que sem nenhuma responsabilidade, as quebraram e hoje, sem carteiras nem mesas, considerável número de alunos e professores assistem e dão aulas em pé. Pergunta-se: a) em nossas casas, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as refeições no chão? b) pegamos lápis e canetas e riscamos nossas paredes? c) entupimos o vaso sanitário dos nossos banheiros? d) quebramos nossos móveis e agimos como baderneiros? Por que não fazemos isso? Simplesmente porque se trata do nosso lar, do teto que nos dá abrigo, do patrimônio que nos pertence. De igual forma, pode-se afirmar que a escola é a nossa segunda casa. A casa do saber, da educação. É na escola que nasce e cresce em nós o espírito de cidadania, do respeito pelo outro, da valorização da pessoa humana, dos nossos bens e dos bens coletivos. Pelo menos, é na escola que devem ser aperfeiçoados tais valores e sentimentos. Todavia, as regras que sobrepõem à conservação e o respeito ao patrimônio público não devem nem podem se restringirem tão semente ao âmbito escolar. Mas é da escola que surgem os cidadãos do mundo compromissados com a sociedade em que vivem pautados na ética para a edificação de um mundo mais justo onde seus bens sejam efetivamente partilhados, de modo muito particular, aqueles que, por sua equivalência, se traduzam em patrimônio público – um bem de cada um e de todos.

5 ESPAÇOS OU CONTRUÇÕES QUE PERTENCE A TODOS OS CIDADÕES:
·        Praças
Ex: Praça do Santarenzinho
·       Escolas
Ex: Eilah Gentil, Dep. Ubaldo Corrêa, União Libertadora, Creches, e etc.
·       Igrejas
Ex: N. S. do Rosário, Bom Pastor, Assembléia de Deus, Igreja da Paz...
·       Hospitais
Ex: Hospital Regional, Hospital Municipal, Postos de Saúde e etc.
·       Ruas
 LEITURAS BIBLICAS
·       Gênesis 2 – 15
·       Romanos 12, 10 – 11
·       Tessalonicense 4, 11 – 12
 Conclusão:
Deus falou para que o homem cuidasse, cultivasse e guardasse, zelasse que não tenhamos preguiça de cuidar do que ele nos ajudou com o nosso trabalho para termos, para cuidarmos dos patrimônios públicos que pertencem a todos nos, para não sermos individualistas e cuidarmos só do que serve só para nós.
Ele quer que nós cuidarmos, termos cuidado, zelo, respeito pelos  patrimônios públicos  pois ele quer que nos vivamos em paz em harmonia. E se os patrimônios forem bem cuidados nós vamos viver em paz, pois teremos um lugar para conviver com as pessoas e que podem proporcionar qualidade de vida, bem estar...

SUJESTÕES PARA CONSERVAR OS PATRIMONIOS PUBLICOS:
Praças:
·       Não pinchar
·       Não jogar lixo
·       Ter cuidado
·       Limpando
·       Cuidando dos brinquedos e etc.

Escolas:
·       Não pinchando
·       Não jogando lixo
·       Conservando as cadeiras e mesas
·       Cuidando dos ambientes escolares (banheiros, sala, refeitório, corredor, etc.)

Igrejas
·       Respeitando, pois e lugar de entrar em contato com Deus
·       Zelando
·       Não jogando lixo
·       Entre outros

Hospitais
·       Respeitando o local
·       Evitando jogar lixo no chão
·       Não fazer badernagem
·       Não fazer vandalismos
·       Etc.

Ruas
·       Evitar jogar o lixo na rua ( galhos de arvores e lixo domestico etc.)
·       Limpar
·       Evitar colocar objetos que prejudiquem os pedestres e etc.
·       Evitar cavar
·       Evitar jogar o esgoto na rua, pois estraga o asfalto e ficar com um fedor horrível
·       Etc.
 






 RESPEITO AO
           PATRIMÔNIO


                                  Respeito ao Patrimônio

O termo “patrimônio” significa, entre outras definições herança, riqueza... Por sua vez, “público” implica naquilo que não pertence somente a uma determinada pessoa, mas é compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre suas necessidades.
A escola, juntamente com o imobiliário que a compõe, é um exemplo claro e intangível de patrimônio público pertencente à coletividade, logo, ela não pertence nem ao governo, nem ao diretor, muito menos ao aluno. Antes, a escola pertence a todos – e, por definição pura e simples – é um patrimônio público cujos “donos”, se é que assim se pode dizer, são o governo e a comunidade escolar, além da sociedade em geral.
É de suma importância, por conseguinte, que todos, sobretudo os alunos, se invistam do sentimento de cidadania o qual se pauta nos ideais de respeito e de conservação do patrimônio escolar.
Cabe à direção da escola, em conjunto com o conselho escolar, a manifestação dos interesses que objetivam a manutenção da ordem sem que sejam necessários gestos autoritários e arrogantes. Ações e campanhas que conscientizem, informem, eduquem e formem pessoas comprometidas com o seu meio devem ser implementadas.
Não é possível admitir a ideia de que seja normal, por exemplo, que uma carteira venha a ser quebrada, que um ventilador possa ser danificado ou uma parede pichada por um estudante sem que este seja identificado e responsabilizado por tal ato.
Escolas há, em nossa cidade (no Pará e creio, no Brasil), que vivem em situação difícil em função do desrespeito pelo patrimônio público da parte de seus próprios alunos onde se identifica a falta de carteiras e de mesas do professor. Só para enfatizar, tanto as carteiras quanto as mesas foram, salvo algumas exceções, objetos de manipulação nas mãos de estudantes que sem nenhuma responsabilidade, as quebraram e hoje, sem carteiras nem mesas, considerável número de alunos e professores assistem e dão aulas em pé.
Pergunta-se:
a) em nossas casas, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as refeições no chão?
b) pegamos lápis e canetas e riscamos nossas paredes?
c) entupimos o vaso sanitário dos nossos banheiros?
d) quebramos nossos móveis e agimos como baderneiros?
Por que não fazemos isso? Simplesmente porque se trata do nosso lar, do teto que nos dá abrigo, do patrimônio que nos pertence.
De igual forma, pode-se afirmar que a escola é a nossa segunda casa. A casa do saber, da educação. É na escola que nasce e cresce em nós o espírito de cidadania, do respeito pelo outro, da valorização da pessoa humana, dos nossos bens e dos bens coletivos.
Pelo menos, é na escola que devem ser aperfeiçoados tais valores e sentimentos.
Todavia, as regras que sobrepõem à conservação e o respeito ao patrimônio público não devem nem podem se restringirem tão semente ao âmbito escolar.
Mas é da escola que surgem os cidadãos do mundo compromissados com a sociedade em que vivem pautados na ética para a edificação de um mundo mais justo onde seus bens sejam efetivamente partilhados, de modo muito particular, aqueles que, por sua equivalência, se traduzam em patrimônio público – um bem de cada um e de todos.




      *Espaços ou Construções que pertencem a todos os cidadãos

.Praças
.Igrejas
.Hospitais
.Escolas
.Museus


* Leituras Bíblicas


  .Gênesis 2.15: E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs na jardim do Éden para o lavrar e o guardar .
    .Romanos 12-10.11: Amai–vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.  Não sejais vagarosos no cuidado: sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
.1 Tessalonicenses 4-11.12: E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;
 Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.


* Conclusão das Leituras

      Na leitura de Gênesis concluímos que devemos cuidar dos nossos patrimônios como Adão cuidava do jardim de Éden  
      Na leitura de Romanos concluímos que devemos amar os nossos patrimônios como amamos aos nossos próximos, a leitura também diz que não podemos ser vagarosos.
                   Na leitura de Tessalonicenses concluímos que devemos deixar em   “paz” os objetos e construções que não fazem mal a ninguém porque são patrimônios que devem ser cuidados e não destruídos.
 
* Sugestões
 
. Não riscar paredes, mesas, cadeiras e etc.
. Não pichar os locais.
. Não quebrar orelhões.
. Não danificar os brinquedos das praças e nem de outro local.
. Não pichar banheiros.
. Chamar a atenção dos vândalos.
.Denunciar.  














 
RESPEITO AO PATRIMONIO PUBLICO

 O termo “patrimônio” significa, entre outras definições herança, riqueza... Por sua vez, “público” implica naquilo que não pertence somente a uma determinada pessoa, mas é compartilhado por muitos que dele fazem uso e supre suas necessidades. A escola, juntamente com o imobiliário que a compõe, é um exemplo claro e intangível de patrimônio público pertencente à coletividade, logo, ela não pertence nem ao governo, nem ao diretor, muito menos ao aluno. Antes, a escola pertence a todos – e, por definição pura e simples – é um patrimônio público cujos “donos”, se é que assim se pode dizer, são o governo e a comunidade escolar, além da sociedade em geral. É de suma importância, por conseguinte, que todos, sobretudo os alunos, se invistam do sentimento de cidadania o qual se pauta nos ideais de respeito e de conservação do patrimônio escolar. Cabe à direção da escola, em conjunto com o conselho escolar, a manifestação dos interesses que objetivam a manutenção da ordem sem que sejam necessários gestos autoritários e arrogantes. Ações e campanhas que conscientizem, informem, eduquem e formem pessoas comprometidas com o seu meio devem ser implementadas. Não é possível admitir a idéia de que seja normal, por exemplo, que uma carteira venha a ser quebrada, que um ventilador possa ser danificado ou uma parede pichada por um estudante sem que este seja identificado e responsabilizado por tal ato. Escolas há, em nossa cidade (no Pará e creio, no Brasil), que vivem em situação difícil em função do desrespeito pelo patrimônio público da parte de seus próprios alunos onde se identifica a falta de carteiras e de mesas do professor. Só para enfatizar, tanto as carteiras quanto as mesas foram, salvo algumas exceções, objetos de manipulação nas mãos de estudantes que sem nenhuma responsabilidade, as quebraram e hoje, sem carteiras nem mesas, considerável número de alunos e professores assistem e dão aulas em pé. Pergunta-se: a) em nossas casas, costumamos quebrar a mesa e as cadeiras para depois fazer as refeições no chão? b) pegamos lápis e canetas e riscamos nossas paredes? c) entupimos o vaso sanitário dos nossos banheiros? d) quebramos nossos móveis e agimos como baderneiros? Por que não fazemos isso? Simplesmente porque se trata do nosso lar, do teto que nos dá abrigo, do patrimônio que nos pertence. De igual forma, pode-se afirmar que a escola é a nossa segunda casa. A casa do saber, da educação. É na escola que nasce e cresce em nós o espírito de cidadania, do respeito pelo outro, da valorização da pessoa humana, dos nossos bens e dos bens coletivos. Pelo menos, é na escola que devem ser aperfeiçoados tais valores e sentimentos. Todavia, as regras que sobrepõem à conservação e o respeito ao patrimônio público não devem nem podem se restringirem tão semente ao âmbito escolar. Mas é da escola que surgem os cidadãos do mundo compromissados com a sociedade em que vivem pautados na ética para a edificação de um mundo mais justo onde seus bens sejam efetivamente partilhados, de modo muito particular, aqueles que, por sua equivalência, se traduzam em patrimônio público – um bem de cada um e de todos.

5 ESPAÇOS OU CONTRUÇÕES QUE PERTENCE A TODOS OS CIDADÕES:

·        Praças
Ex: Praça do Santarenzinho
·       Escolas
Ex: Eilah Gentil, Dep. Ubaldo Corrêa, União Libertadora, Creches, e etc.
·       Igrejas
Ex: N. S. do Rosário, Bom Pastor, Assembléia de Deus, Igreja da Paz...
·       Hospitais
Ex: Hospital Regional, Hospital Municipal, Postos de Saúde e etc.
·       Ruas



LEITURAS BIBLICAS
·       Gênesis 2 – 15
·       Romanos 12, 10 – 11
·       Tessalonicense 4, 11 – 12



Conclusão:
Deus falou para que o homem cuidasse, cultivasse e guardasse, zelasse que não tenhamos preguiça de cuidar do que ele nos ajudou com o nosso trabalho para termos, para cuidarmos dos patrimônios públicos que pertencem a todos nos, para não sermos individualistas e cuidarmos só do que serve só para nós.
Ele quer que nós cuidarmos, termos cuidado, zelo, respeito pelos  patrimônios públicos  pois ele quer que nos vivamos em paz em harmonia. E se os patrimônios forem bem cuidados nós vamos viver em paz, pois teremos um lugar para conviver com as pessoas e que podem proporcionar qualidade de vida, bem estar...




SUJESTÕES PARA CONSERVAR OS PATRIMONIOS PUBLICOS:
Praças:
·       Não pinchar
·       Não jogar lixo
·       Ter cuidado
·       Limpando
·       Cuidando dos brinquedos e etc.

Escolas:
·       Não pinchando
·       Não jogando lixo
·       Conservando as cadeiras e mesas
·       Cuidando dos ambientes escolares (banheiros, sala, refeitório, corredor, etc.)

Igrejas
·       Respeitando, pois e lugar de entrar em contato com Deus
·       Zelando
·       Não jogando lixo
·       Entre outros

Hospitais
·       Respeitando o local
·       Evitando jogar lixo no chão
·       Não fazer badernagem
·       Não fazer vandalismos
·       Etc.

Ruas
·       Evitar jogar o lixo na rua ( galhos de arvores e lixo domestico etc.)
·       Limpar
·       Evitar colocar objetos que prejudiquem os pedestres e etc.
·       Evitar cavar
·       Evitar jogar o esgoto na rua, pois estraga o asfalto e ficar com um fedor horrível
·       Etc.





















     Trabalho de religião:
PATRIMONIO

v  Leia, Genesis 2: 15; Romanos 12: 10,11 e Tessalonisenses 4: 11,12. Depois de ler as leituras descubra com o grupo sobre as mesmas:
Ø  Gênesis 2: 15- “ E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do
Éden para o lavrar e o guardar”
Ø  Romanos 12: 10,11- " Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros".
"Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Ø  Tessalonisenses 4: 11,12- " E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado".
"Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma".
1-    Escreva um pequeno texto da conclusão das leituras:

Ø  Gênesis 2 :15 – Fala de responsabilidade ,pois Deus deixou o jardim do Éden nas mãos do homem para ele o guardar e e cuidar ao mesmo tempo para que o jardim jamais morra.

Ø  Romanos 12 :10-11 -  Diz que devemos amar uns aos outros como se fizessem parte da própria família e honra-los como respeito . Não devemos agir devagar sendo cuidadoso,e quando for o nosso espirírito devemos ser rápido pois estamos falando diretamente com o Senhor.

Ø  Tessalonisenses: 4: 11,12- Diz que temos sempre que agir com cautela e com calma e tratar dos nosso assuntos nos mesmos,trabalhar com nossas próprias mãos como Deus assim determinou. E temos que ser honestos com os quais não conhecemos.


2-    Escolha cincos espaços ou condições que pertence a todos os cidadões: Dê sugestões de como deve ser protegido.
Escola: e um patrimônio publico que deve ser preservado. Devemos sempre cuidar dele pois e nele que começamos a praticar o que aprendemos em casa. Não devemos pichar,jogar papel no chão, e nem quebrar os bens materiais que nele habitam.
Praca: não jogar lixo no chão pois e um patrimonio do cidadão, manter sempre limpo ,e não danificar nenhum material que o contem.
Igreja :  não danifica-la , manter sempre limpa pois e um local sagrado.
Orelhão: não danificar nenhum material que faz parte dele.
Posto: não jogar lixo , e jamais devem deixar lixo hospitalar em ruas e etc.

3-    Escolha um patrimonio e fotografe os locais pinxados ou destruídos
(máximo 4 fotos).
4- Procure em livro ou internet um artigo sobre respeito ao patrimonio púlblico.
Revista Hong on-
Este editorial fala a respeito do patrimonio publico, diz que sempre devemos cuidar bem do que pertence a humanidade, por que tudo que ha no mundo deve ser preservado mesmo que não tenha valor. (Dillan Roussel).
 

 








 





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