!--jquery-DD-Menu-Starts-->

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

ENSINO RELIGIOSO ATIVIDADE III: 9º ANO ORIGEM DO CONCEITO DE ÉTICA

 Escola Municipal Ubaldo Corrêa  Ensino Religioso Professor Mauricio Maciel

NOME _________________________ Nº _____  9º ANO TURMA ____ __ DATA ______

ENSINO RELIGIOSO ATIVIDADE III: 9º ANO

ORIGEM DO CONCEITO DE ÉTICA
A origem do conceito de ética remete aos primeiros grandes pensadores da humanidade: os filósofos gregos. A criação do termo e tudo o que ele engloba surgiu em meados do século 4 a.C. (antes de Cristo), quando teve início a ascensão das Cidades-Estado gregas. Do surgimento das civilizações emergiu a necessidade de se pensar sobre os valores que moldam a vida em sociedade, tais como honestidade e fidelidade.
Você percebe que para a vida em comunidade foram necessários definir modelos éticos? Diante de tal constatação, quem cunhou o termo “ética” e expandiu esse campo de estudo foram filósofos, dos quais você provavelmente já deve ter ouvido falar: Sócrates, Platão e Aristóteles.

Sócrates, Platão e Aristóteles

Para citar o que diz um destes filósofos, temos Aristóteles que diz: “a excelência do caráter, que define a disposição de agir, é produzida pelo hábito: tal como se aprende a tocar piano. Do mesmo modo, o homem se torna justo pela prática constante de atos justos”.
ATIVIDADE
1. Reflita e responda, em seu caderno.
a. Releia trecho da frase de Aristóteles:
“O homem se torna justo pela prática constante de atos justos”.
a. A ética também é entendida como a busca do viver bem”. Você acha que
ética tem algo a ver com justiça? Explique.
b. Você concorda que devemos praticar a justiça para sermos justos? Ou só a
“apoiando”, comentando sobre ela, já nos tornamos justos? Explique.
c. Você já ouviu esse ditado popular: “Faça o que eu digo. Não faça o que eu
faço!”
Nosso discurso pode ser diferente de nossas ações? Justifique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário