!--jquery-DD-Menu-Starts-->

quinta-feira, 14 de julho de 2016

O que é religião e o que é religiosidade?



O que é religião e o que é religiosidade?
       A religião - é um assunto que geralmente está presente no dia-a-dia das pessoas e isso é percebido quando as pessoas tomam decisões baseadas em princípios éticos, ou assumem uma forma ou outra de viver de acordo com as regras que a religião propõe.
Porém, com o passar dos tempos outro termos vem sendo usado com frequência, que é a religiosidade. Pode então surgir uma pergunta: será que existe alguma diferença ou uma complementaridade entre ambas? Vamos descobrir.

1. O QUE É RELIGIÃO?
      Religião  é   o   resultado   da   busca   das   pessoas,   no   decorrer   da   história,   por   uma resposta  sobre  o   sentido   e  origem  da   vida,   da   natureza  e  do   universo.   Por   isso   é  que encontramos não apenas uma religião, mas várias religiões, pois cada uma delas nasceu em lugares e épocas diferentes.
       Atualmente as religiões são comunidades ou grupos de pessoas reunidas em torno de uma mesma crença e que põem em prática os ensinamentos e valores anunciados por essa crença.
       Existem   várias   formas   de   se   relacionar   com  Deus   segundo   cada   Religião.   Esse relacionamento       pode   ser  comunitário,    como    por   exemplo,    através   dos   cultos,  das celebrações,   dos   momentos  de oração, do   compromisso   em  viver   os  ensinamentos  da religião.
        Esse    relacionamento      também     pode    ser   pessoal,   por   meio    da  oração,   da contemplação, da leitura dos textos sagrados e da prática pessoal dos valores.
       As   várias   formas   de   se   relacionar   com   Deus   levam   à   prática   da   caridade,   ao cuidado com a saúde, à participação em celebrações e rituais.
Aspectos das religiões
       As religiões possuem alguns aspectos, tais como:
       Doutrina: é o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico cientifico etc.
       Teologia:    é   a atualização   da   doutrina, realizada   por   estudiosos, para   que as pessoas   compreendam   melhor   os   ensinamentos   registrados   nos Textos Sagrados.   Os teólogos estudam e interpretam os Textos Sagrados, atualizando os ensinamentos para os nossos dias.
Por exemplo: dessas religiões são o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, entre outras.  Pode-se   dessa   forma, compreender   que   as   pessoas   por   meio   da   religião   e   da religiosidade buscam um relacionamento mais próximo com Transcendente, com Deus, e isso já vem acontecendo no decorrer da história.
       O que Jesus diria sobre as várias formas de discriminação?
       O que o Buda diria sobre as guerras?
       O que Maomé diria sobre a justiça?
       Comunidade: é o grupo de pessoas que acreditam num mesmo Deus e praticam a mesma crença. Por exemplo: muçulmanos, Judeus, católico, protestantes, evangélicos outros.
       Rituais e cultos: são um conjunto de expressões da fé, usados pelas comunidades religiosas,   expressos  por   meio   de   símbolos   e  cultos.   Por   exemplo:  Batismo,  Culto   da Palavra, Missa, Ceia, Oração, Jejum.
       Templos   próprios:  são   os  espaços  construídos  para  a  reunião   das  pessoas.   Por exemplo: Sinagoga, Mesquita, Igreja, Templo...
       Até aqui foi possível ter uma definição sobre o que é religião e o que a compõe e perceber     que   ela  é  parte  da   vida,  da  crença    dos  seres   humanos     e  da  história   da humanidade em busca do caminho que leva a Deus, ao Transcendente.
2. O QUE É RELIGIOSIDADE?

       Religiosidade é uma experiência interior de cada pessoa com Deus, que pode ser compartilhada       com   um    grupo    ou  comunidade.      Essa   experiência    pessoal    pode   ser vivenciada por meio das orações, das atitudes, dos comportamentos, distinguindo o que é bom e o que é ruim para consigo mesmo, para com o outro e para com a natureza. Por exemplo:      o  cuidado   da   própria   saúde,   o  respeito   pelo  outro,   o  não-desperdício     de alimentos e água.
Função da religiosidade e expressões de religiosidade

       A    religiosidade    é   também     um    conjunto     de  sentimentos     religiosos    que   se manifestam   através   de   rituais   e   sinais   religiosos.   Através   da   religiosidade   as   pessoas buscam   está     mais   próximas   de   Deus.    Esses   sentimentos   religiosos   traduzem-se   em cultos e rituais para agradecer os benefícios recebidos, para implorar ajuda e proteção, para louvar e adorar o Deus presente no cotidiano das pessoas. Eis alguns exemplos: as festas populares, os nomes de ruas e praças, os nomes de cidades e estados, os nomes de escolas, a presença dos textos sagrados na vida das pessoas, a diversidade religiosa.
       Resumindo: pode-se notar que religião é o serviço ou culto a Deus ou divindade, que reúne as pessoas em torno de suas crenças e práticas comuns de ritos e valores. A religiosidade   é   o   conjunto   de   sentimentos  religiosos  das   pessoas   e   dos   grupos,   que ganha expressão através dos rituais, das orações dos cultos.
       É   interessante   notar   ainda   que   as   religiões   e   a  religiosidade   apresentam   uma evolução no decorrer da história, passando por várias fases até chegar à forma em que se encontram nos dias de hoje.
Entre elas estão às religiões de libertação e as religiões de salvação.
  As religiões de libertação ajudam o ser humano a libertar-se da escravidão.
       Elas apresentam as maneiras para um bom relacionamento com as pessoas, com o mundo e valorizam as atitudes, como a bondade, o perdão, o amor, para viver o bem e conquistar   o   além.   Exemplos   dessas   religiões   são   o   hinduísmo    e   o  budismo,   entre outras.

  As     religiões   de  salvação   são   aquelas   que   acreditam    na  ação   de  Deus   para   a salvação das pessoas. Deus age através das pessoas que praticam o bem. Exemplos  dessas religiões são o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, entre outras.
  Pode-se   dessa   forma,   compreender   que   as   pessoas   por   meio   da   religião   e   da religiosidade buscam um relacionamento mais próximo com Transcendente, com Deus, e isso já vem acontecendo no decorrer da história

INTRODUÇÃO AS RELIGIÕES DO MUNDO.



INTRODUÇÃO AS RELIGIÕES DO MUNDO.
RELIGIÕES PRIMITIVAS:  
Magismo: crença numa determinada forca ou num poder oculta, mas impessoal que excede às forcas naturais; de que certos homens podem se apropriar e produzir, assim, efeitos extraordinários. O mágico procura captar estas forcas e colocá-las à sua disposição. Magia branca: É aquela que procura o bem do homem. Magia negra: É aquela que se usa para prejudicar as pessoas.
Totemismo (etmologicamente, tribo-clã): Crê-se que há um parentesco entre o clã e uma espécie animal ou vegetal.Julgam-se, por exemplo, descendentes da união de um urso com uma mulher. Então, o nome de seu totem vai ser urso. Este torna-se um animal sagrado. Não se pode mata-lo, a não ser em condições especiais, em que se come a sua carne e se bebe o seu sangue para haurir a força a inteligência, ou a agilidade desse animal, do totem. Há ritos de agregação ao totem.
Teísmo: O sujeito dos atributos divinos é distinto dos outros seres e pertence à ordem transcendental.
Panteísmo: Tudo é Deus. O universo, a natureza e Deus são idênticos.
Animismo: É mais crença, mentalidade, idéia, do que doutrina elaborada. Enxerga, por trás dos objetos sensíveis, uma vida-alma, psique ou espírito – capaz de se relacionar diretamente, em certos casos e sob certos casos e sob certas condições, com o homem.
Não é necessariamente uma religião. É uma tentativa de explicação dos fenômenos da natureza. Mas pode ser religião quando leva o homem ao culto de adoração.
Exemplos de animismo: Colocando-se uma criança nos traços deixados por um mágico poderoso tem-se esperança de que ela participe de seu poder. Uma mulher, tendo posto sobre si a roupa suada do homem, torna-se grávida. A veste é animada pelo homem. Faz-se um trabalho sobre a fotografia de uma determinada pessoa, pensando-se assim atingir a mesma.
Manismo: Culto às almas de defuntos, como oferecimentos de sacrifícios. Fala-se também em euhemerismo (Euhemero, filósofo grego): os deuses nada mais são do que homens divinizados.
Indígenas
RELIGIÕES SAPIENCIAIS (Sabedoria profunda e generalizada.)
Budismo: é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama. Surgiu na Índia, no século VI a.C. Dentro do budismo não existe hierarquia, até porque não há um deus, somente um líder espiritual, que é o Buda. No mundo existem cerca de 400 mil seguidores, sobretudo, na Ásia. Religião pregada por Buda há quase três mil anos. Surgiu na Índia, mas chegou ao Brasil por meio dos imigrantes japoneses. Desapego é uma das principais características. Budismo (aprox. 376 milhões de adeptos)
A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante (muitos japoneses praticam mais de uma religião e, portanto, são contados mais de uma vez).
Hinduísmo: é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas, livro que guarda textos, hinos, louvores e rituais.
É uma maneira diferente de entender a vida, para a qual os valores ocidentais são totalmente estranhos. O hinduísmo é uma reunião de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.  Hinduísmo (aprox. 900 milhões de adeptos)
Baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Mesmo com tamanha variedade, são apenas a terceira maior religião do mundo. Porém, ostentam um título mais original: o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat – depois convertido em mosteiro budista –, que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII.
Taoísmo: Filosofia chinesa que determina que tudo no mundo é composto pelos elementos opostos yin e yang. Esses elementos transformam-se uns nos outros e estão em eterno movimento, equilibrado pelo invisível e onipresente.
Xintoísmo: Religião predominante no Japão, seguida pela família imperial. Cultua deuses (a principal é a deusa Amaterasu) e considera que os espíritos dos antepassados também são divindades. Também prega o bom relacionamento familiar.
Movimento Hare Krishna Vem da linha hinduista. Os praticantes não comem carne, não bebem e nem fumam. Os homens raspam o cabelo e carregam um rosário de 108 contas
O Confucionismo é a ideologia religiosa e sociopolítica de Koung Fou Tseu, que tem seu nome grafado em língua latina como Confúcio. Entre os princípios do Confucionismo, o principal é conhecido pelos povos orientais como junchaio, que são considerados os ensinamentos dos sábios. Este princípio é o que define o Tao (caminho superior), uma maneira de ter uma vida equilibrada, satisfazendo as vontades do céu e da terra.  Outra das características presentes no Confucionismo é o culto aos antepassados. Para Confúcio, os seres humanos são formados por quatro dimensões:
    O Eu
    A Comunidade
    A Natureza
    O Céu
Além disso, prega que os seres humanos tem que possuir cinco virtudes essenciais que são:
    Amar o próximo
    Ser justo
    Ter comportamento adequado
    Ter consciência da vontade dos céus
    Cultivar a sabedoria e a sinceridade.

Jainismo é uma religião de legalismo extremo, pois só é possível atingir a salvação através do caminho do ascetismo (rígida abnegação). Não há liberdade nesta religião, apenas regras, principalmente as Cinco Grandes Promessas, a renúncia de: 1) matar seres vivos, (2) mentir, (3) ganância, (4) o prazer sexual e (5) os apegos mundanos. Acredita-se que as mulheres devem ser totalmente evitadas por supostamente serem a causa de todos os males.
Messiânica: Doutrina oriental que tem como objetivo construir um local eliminando todo o mal da sociedade, como doenças, fome e guerras

RELIGIÕES PROFÉTICA. (religiões proféticas” entendemos aquelas em cuja origem se encontra um profeta, que comunica a revelação recebida de Deus, e sua derivadas ou variantes. Por “profeta” entendemos um porta-voz de Deus).

Judaísmo: Livro sagrado dos judaicos é a Torá, e nela está a base da religião. A cabala judaica atualmente é muito divulgada e representa a expressão da Torá do modo como o mundo funciona. Judaísmo: teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo. Judaísmo (aprox. 15 milhões de adeptos)
Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus representam somente 1,7% da população norte-americana. Enquanto isso, na Argentina, nossos hermanos judeus são 2% da população.

Cristianismo: possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo - essas pessoas são consideradas cristãs. Esse nome advém de Jesus Cristo que, segundo a crença de seus seguidores, veio para trazer a salvação para o homem. Essa religião é monoteísta (adora apenas um deus). Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas de:
Catolicismo: A Igreja Católica considera que todos os que foram batizados são católicos. Reverenciam a Virgem Maria e os santos. A missa é o principal ato litúrgico católico e seu ponto culminante é a eucaristia

Ortodoxo: é uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa.

Protestantes: emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI. O surgimento dessa ramificação cristã está ligado à Reforma Protestante. Martinho Lutero foi quem liderou a revolta contra a venda de perdão por parte do clero, além de ser contrário aos dogmas praticados pela Igreja Católica, como a impossibilidade de engano por parte do papa e também a adoração a santos.  Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo. Porém, seus seguidores têm mudado de perfil. Há um século, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. Mas, o interessante mesmo é apontar onde o cristianismo mais cresceu no último século: na África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos.

Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criada por Maomé, seu principal líder. O livro sagrado é o Corão, atualmente possui cerca de um bilhão de adeptos no mundo e é a que mais cresce. O islamismo é difundido especialmente na Ásia e na África, porém existem muitos seguidores em países como a Inglaterra e a Espanha.

Baseado no Alcorão, o islamismo crê em Alá e nos ensinamentos de Maomé. Seus seguidores são os muçulmanos. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência a Alá.  Islamismo (aprox. 1,6 bilhões de adeptos)

RELIGIÕES ESPIRITUAIS.
Umbanda: Mistura crenças e rituais africanos e europeus. Tem no candomblé uma de suas raízes. Considera o universo povoado por entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por meio dos médiuns. Esses guias se apresentam por meio de figuras como a pombajira.
Espiritismo: Os espíritas acreditam na vida após a morte e na reencarnação sucessiva até que se atinja a perfeição. Allan Kardec é um dos principais expoentes da religião
Espiritismo não é exatamente uma religião, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.
Candomblé: Cultua os orixás. Suas cerimônias acontecem em terreiros e são fechadas. A celebração é em língua africana, marcada por cantos e pelo som de batuques.
Vodu: O homem pode ser transformado numa planta ou animal. As pessoas devem ser desprendidas dos bens materiais. Estes são dois mandamentos do credo vodu, uma das religiões existenciais mais completa do mundo segundo os etnólogos. Constituído de heranças africanas misturadas a influencias católicas, o vodu sofreu transformações em contato com os nativos haitianos, bem como na América do Norte, onde chegou há uns duzentos anos com os primeiros escravos desembarcados nas Antilhas.
Sincretismo: é a reunião de doutrinas diferentes, com a manutenção embora de traços perceptíveis das doutrinas originais. Possui, por vezes, um certo sentido pejorativo na questão da artificialidade da reunião de doutrinas teoricamente incongruentes entre si. Frequentemente, quando se fala em sincretismo, se pensa no sincretismo entre diferentes religiões, no chamado sincretismo religioso.

ATITUDES OU MÍSTICAS FILOSÓFICAS.

Maçonaria, forma reduzida e usual de franco-maçonaria, é uma sociedade discreta e por essa característica, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. Dentro da realidade atual, entretanto, a instituição não poderá ser considerada senão como sendo uma sociedade discreta. De caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática, filosófica, progressista e filantrópica. Seu adjetivo é o maçônico e maçônica.
A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e designadas) lojas.
Teosofia (do grego de θεός theos, Deus + σοφία sophia, sabedoria, formando θεοσοφία ou theosophia; literalmente "conhecimento de deus") é um termo que designa diferentes doutrinas místicas e iniciáticas de sentido esotérico. É possível tratar a palavra teosofia como uma noção primitiva, ou seja, algo de caráter abstrato, impossível de ser descrito completamente. Assim, cada teosofista possui o seu conceito de teosofia, ligado somente a ele próprio e às obras que estudou além daquilo que já viveu.
É o substrato de todas as religiões e filosofias do mundo, ensinadas e praticadas desde que o homem se tornou um ser pensador.  Se estabelece no encontro, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história, incluindo-se aqui a filosofia e o método científico . Além disso possui forte ligação com o ocultismo; porém é importante fazer uma ressalva: ao contrário do senso comum, que liga o ocultismo como algo vinculado ao mal, a teosofia aborda o conhecimento "oculto" como uma fonte viável de informação, tal como aborda as religiões, e limita-se a propagar os conhecimentos voltados ao bem e a elevação espiritual. Começou a ser difundida no mundo contemporâneo pela Sociedade Teosófica original.
Rosa-cruz é uma confraria de iluminados surgida a partir do século XVI e difundida pelos países vizinhos no século XVII, quando ficou publicamente conhecida através de três manifestos. Insere-se na tradição esotérica ocidental. Esta confraria hermética é vista por muitos rosacrucianistas antigos e modernos como um "Colégio de Invisíveis" nos mundos internos, formado por grandes adeptos, com o intuito de prestar auxílio à evolução espiritual da humanidade.
Alguns metafísicos consideram que o rosa-cruzismo possa ser compreendido, de um ponto de vista mais amplo, como parte, ou mesmo como fonte, do hermetismo cristão, patente no período dos tratados ocidentais de alquimia que se segue à publicação da Divina Comédia de Dante.
Alguns historiadores, no entanto, sugerem a sua origem num grupo de protestantes alemães, entre os anos de 1607 e 1616, quando três textos anónimos foram elaborados e lançados na Europa: Fama Fraternitatis R.C., Confessio Fraternitatis Rosae Crucis e Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz Ano 1459. A influência desses textos foi tão grande que a historiadora Frances Yates denominou este período do século XVII de Iluminismo Rosacruz.