!--jquery-DD-Menu-Starts-->

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O PURALISMO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO



SÉRIE: 8° ANO                   TEMA: O PURALISMO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO.
1. A PLURALIDADE RELIGIOSA, CULTURAL E ÉTICA.
       É fascinante saber que existem bilhões de pessoas em nosso planeta e ninguém é igual a ninguém.   Mesmo   as   pessoas   gêmeas      são   iguais   na   aparência, pois   seus   gostos   e   suas personalidades são diferentes.
       Podemos até dizer que somos igualmente e diferentes e diferentemente iguais. Somos únicos e não   repetíveis.   Os povos e as nações também são   diferentes, pois cada um possui culturas   distintas.   Os americanos   são   diferentes   dos   russos   e   os   africanos   dos   brasileiros, porém todos fazem parte da grande família que é a humanidade.
       Na busca pelo sentido da vida e pela compreensão do universo e de quem o criou, cada povo    constrói, conforme     sua   cultura   e história, a   própria   religião.
Nesse sentido, a religião surge com respostas aos grandes problemas e questionamentos humanos:
De onde vim?
Para onde vou? Por que existe a dor?         
O que há depois da morte?
A importância do pluralismo religioso
       Cada religião tem uma importante contribuição para o melhoramento das pessoas e, por isso, todas deveriam ter seu espaço e serem respeitadas e referenciadas. Assim, o pluralismo religioso    significa   a   coexistência   pacífica e harmoniosa   entre   as   diversas religiões   se   as diferentes culturas existentes em nosso planeta.
      Mas   será   que   deveríamos   considerar   de   forma   negativa   o   fato   de   existirem   inúmeras religiões (pluralismo religioso). Isso não seria na verdade uma grande riqueza e um sinal de que o amor de Deus, de um Ser superior, se derrama sobre todos os povos? Parece-me correto entender as religiões como caminhos que se dirigem ao mesmo destino ou, ainda, como rios que correm em direção ao mar.
       Podemos dizer   que   as   religiões   são   pontes que as pessoas constroem para alcançar   o infinito, o   Transcendente:   Deus.  Como   pontes, as   religiões   têm   a   função   de   nos   religar   a realidades sagradas e divinas, capazes de preencher e dar sentido às nossas vidas. Assim, as religiões ligam o humano ao divino, o profano ao sagrado e o finito ao infinito.
       Ao   estudarmos   as   religiões, percebemos   que   cada   uma chama   o Transcendente   por nomes diferentes, como Alá, Deus, Javé, Tao, Infinito, Todo Poderoso, Divindade e outros, que são na verdade, faces de um mesmo rosto que se revela de múltiplas formas
       As religiões possuem muitas semelhanças. Suas doutrinas falam de justiça, paz, amor e fraternidade entre todas as pessoas. Seu grande propósito é o de transformar o mundo e fazer reinar a harmonia entre todos os seres, por isso é inaceitável qualquer formar de preconceito, exploração   e   intolerância   religiosa.   Quem   persegue, diz   ou   age   com   violência   contra   um irmão praticante de outra religião, além de trair sua fé fere o grande amor de Deus para com todas as pessoas.
       Toda   essa   diversidade   religiosa, cultural e   étnica   nos   mostra   como   é   rica   a   vida   em nosso planeta e como é grande o amor desse Ser infinito, que se alegra com a vida em todo o seu colorido e esplendor.

SOMOS RELIGIOSOS



SÉRIE: 6° ANO      TEMA: SOMOS RELIGIOSOS
1. A LIBERDADE RELIGIOSA
O ser humano nasce para ser livre e a liberdade é um direito seu.  O  direito à liberdade de escolha que pode acontecer:
- Na área profissional: escolher uma profissão;
- No lazer: passar o tempo livre praticando algum esporte, indo ao cinema ou a um show;
-Na vida pessoal: gostar de um tipo de roupa, música, calçado, leitura;
- Na política: direito do voto;
- Na religião: participar de uma comunidade ou grupo religioso.
Definição de Liberdade Religiosa
É o direito da pessoa de seguir a sua própria consciência e agir conforme ela. A pessoa não é obrigada a fazer ou deixar de fazer algo que vai contra a sua consciência. Da mesma forma, ela pertence a uma religião por opção, que se constrói desde sua infância, pelo testemunho e exemplo de vida no ambiente da família e da comunidade.
A liberdade de opção e expressão religiosa é um direito de toda pessoa, porque por meio da religião as pessoas conseguem respostas para compreender a si mesmas e para compreender o mundo e as coisas que acontecem nele.
Por exemplo:
- Por que existe tanto sofrimento?
- Por que existem tantas pessoas tão pobres?
- O que posso fazer para que este mundo seja melhor?
As respostas muitas vezes não satisfazem, sempre aparece um “POR QUÊ?”.
No entanto as religiões colaboram para que as pessoas tenham esperanças e vivam na busca da felicidade.
Em épocas e lugares distintos, pessoas diferentes buscaram respostas a esses “por quês?”. Surgiram assim as várias religiões. Diante dessa realidade, percebe-se  que existem várias denominações religiosas.
As diferenças existentes entre as várias religiões não significam maior ou menor valor de uma para outra. Elas estão na mesma busca de responder aosmesmos “POR QUÊS?” das pessoas e de orientá-las para uma vida mais humanae fraterna, embora as respostas possam aparecer de formas diferentes.
As diferenças religiosas aparecem porque as religiões nasceram em lugares, épocas e com pessoas diferentes. Nos dias de hoje você pode encontrar amigos seus que pertencem a uma religião diferente da sua.
Embora existam tantas diferenças entre as religiões, encontram-se também muitas semelhanças entre as pessoas e as religiões. Algumas dessas semelhanças são a busca do bem, a prática da caridade, o senso de justiça, a vivência do amor, entre outras. A Liberdade de escolha e expressão religiosa faz com que se respeita o direito de escolher e seguir uma religião se respeite a pessoa que é de outra religião, se busque a vivência do bem, da paz, do amor, entre todos.
2. DIVERSIDADE RELIGIOSA
A religião faz parte da vida das pessoas. Porém, você já pode notar que existem várias religiões e as diferenças entre elas podem ser inúmeras. Embora existam tantas diferenças, as religiões possuem algum em comum. Desde a sua origem, o ser humano quer estar mais próximo de Deus e unir-se a Ele. Assim, desde o início da humanidade, o ser humano vem elaborando lendas, histórias, narrativas, para explicar e entender a Deus. No decorrer da história, os povos elaboraram muitas crenças. Em certas épocas e culturas, as pessoas acreditam que Deus se manifesta pela força do raio e do trovão, pelo poder do Sol em aquecer e fazer germinar as sementes, pela claridade que a Lua produz. Em outras, as pessoas acreditam que Deus é o criador do mundo e de tudo o que nele existe. Outras religiões acreditam em divindades que orientam a vida e oferecem proteção. Assim, percebe-se que os povos têm uma necessidade de relacionar-se com Deus. Com a diversidade de povos e culturas surgiram numerosos grupos com expressões religiosas diferentes. Você já sentiu curiosidade de saber quais são os grupos religiosos predominantes em alguns países?
Surgimento de várias religiões
A pessoa humana vive constantemente em busca de respostas para compreender a si mesma e o mundo que a rodeia. Em muitas dessas buscas, a resposta é encontrada por meio de uma experiência religiosa pessoal que se torna fonte de Sabedoria. A história mostra que muitas pessoas realizaram uma experiência religiosa tão profunda que, ao ser registrada, passou a servir de doutrina para aqueles que estavam na mesma busca.
Essa experiência marca o início de algumas tradições religiosas que reúnem seguidores em torno de alguém, de um líder, e dos seus ensinamentos, constituindo assim as comunidades religiosas, que por sua vez organizaram a doutrina, os escritos sagrados, os rituais, para manter viva a sua crença.
Por isso, nos dias de hoje podemos encontrar um grande número de tradições  religiosas, como: o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o confucionismo, que se originaram da sabedoria humana e da experiência vivida no dia-a-dia. Essas tradições religiosas são chamadas de religiões sapienciais e têm algumas características em comum, das quais podemos citar:
Sabedoria: Para essas tradições religiosas, possuir sabedoria é mais do que possuir uma grande inteligência; é procurar unir o conhecimento com valores humanos e religiosos; é estar atento à maneira de aproveitar o que sabe para fazer o bem no dia-adia.
Meditação: Para os adeptos dessas tradições religiosas, a meditação é uma forma de reflexão, de pensar sobre o que lê, vê e ouve. É uma forma de exercício espiritual, em que se busca entender o que se leu nos textos sagrados, o que se ouviu de uma pessoa e o que se tornou presente na sua memória, podendo ser útil para viver melhor e ajudar outras pessoas a também viver melhor.
Contemplação: Para essas tradições religiosas, contemplar é buscar compreender, é um jeito de ouvir o que o Transcendente tem a dizer. O gesto de contemplar significa descobrir o que o outro, ou alguma coisa tem a me dizer, e não simplesmente encontrar aquilo que estou à procura. Por exemplo: perceber que uma flor expressa a sua beleza sem dizer nenhuma palavra.
As religiões sapienciais buscam nos ensinamentos dos sábios uma maneira mais adequada para viver os valores no dia-a-dia por eles experienciados. A contemplação e a meditação são exercícios que proporcionam uma reflexão sobre os seus ensinamentos e levam a uma prática dos valores para encontrar na experiência dos sábios a fonte da sabedoria por eles transmitida, que pode ser experienciada pelas pessoas, ainda nos dias de hoje.
Já as religiões proféticas têm em comum a origem dos seus ensinamentos que vêm da experiência realizada por pessoas que receberam as revelações de um Deus, de um ser Transcendente. Essas pessoas recebem o nome de profetas. As experiências e os conhecimentos dessas pessoas foram sendo transmitidos para outras, que os receberam e passaram a confiar nas suas orientações, formando assim as chamadas religiões proféticas.
Na história do judaísmo aparecem muitos profetas, como Moisés, Jeremias, Isaías. Por meio dos ensinamentos dos profetas, os judeus acreditam que Deus está presente na história, agindo em favor de seu povo. Nessa tradição o profeta é reconhecido como alguém que tem uma missão junto ao povo e que foi chamado para ser mensageiro e intérprete da Palavra de Deus. A missão do profeta junto à comunidade era, e ainda é, a de denunciar os erros e anunciar o caminho certo.
O cristianismo tem suas raízes no judaísmo, pois os cristãos fundamentam a sua crença na experiência religiosa dos profetas. Foram os profetas que anunciaram que haveria de vir o Messias. Uma das atividades desenvolvidas por Jesus foi à profética: denunciando as atitudes contrárias ao Plano de Deus e, ao mesmo tempo, mostrando o caminho a ser seguido para alcançar a justiça e a paz.
O islamismo também é uma religião profética e tem suas origens no judaísmo e no cristianismo, pois considera Abraão, Moisés e Jesus como profetas; no entanto, o maior e mais importante para essa tradição é Maomé. Para os muçulmanos, Maomé é o profeta, aquele que recebeu a mensagem de Alá para ser transmitida a todas as pessoas e que está escrito no Livro Sagrado, chamado Alcorão.
O pluralismo religioso é uma condição observada em sociedades nas quais não ocorre a hegemonia de uma única religião, ou a hegemonia religiosa tende a desaparecer. Pode ser considerada uma consequência da democratização das sociedades, que considera todos os sujeitos religiosos como legítimos. Sociedades democráticas reconhecem o direito à diferença dos indivíduos e grupos sociais. Nestas sociedades os grupos religiosos são chamados ao reconhecimento e à convivência entre as diferentes denominações. Para estes grupos, o diálogo inter-religioso surge como uma necessidade e um desafio. Um obstáculo à convivência inter-religiosa é o fundamentalismo religioso.