!--jquery-DD-Menu-Starts-->

quinta-feira, 14 de abril de 2011

mãe terra.

Fraternidade e a vida no planeta
“A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Mãe terra: o que deixaremos para seus filhos?
Se nosso presente é de agressão ao ambiente natural e de consumo irresponsável, o que será do futuro das próximas gerações?
A resposta urgente que precisamos dar a esta pergunta é um gesto de amor com a natureza, de cuidado com a agua, de produzir menos lixo, de consumir com consciência. Por tanto temos que fazer uma  reflexão sobre essa realidade tendo como referencia os princípios cristãos, os direitos humanos, a carta da terra.
“Em milhões e milhões de anos a natureza foi diversificando a vida numa grande biodiversidade em todo o planeta. O nosso coração que bate é a natureza. O sangue que circula em nosso corpo é a natureza. A nossa carne é a natureza, mas o capital converteu a natureza em capital natural. Converteu a vida em alguma coisa que deve gerar lucro, em alguma coisa que deve ser transformada, modificada para que alguns possam acumular mais riquezas. Essa logica de negação da dimensão natural da existência humana, essa cultura de transformar a vida em dinheiro levou a um processo de destruição dos ecossistemas em todo o planeta.”
“A terra tem os recursos necessários para toda a humanidade, não para as suas ambições” (Ghandi).
“Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas”
“Sou, por acaso, responsável pela mãe Terra? Será uma tentativa de fugirmos do problema e tentarmos nos convencer de que não temos nada a ver com os problemas atuais”.
A mobilização de pessoas da comunidade e de toda a sociedade para buscarmos alternativas para a superação dos problemas decorrente do aquecimento global; propor comportamentos que tenham a vida como referencia só assim estaremos dando uma contribuição para a vida de um mundo em que cada irmão se sinta responsável pelos demais irmãos.
PROFESSOR: Mauricio Maciel

68 comentários:

  1. RAFAELA GUIMARÃES SOUSA19 de abril de 2011 às 11:57

    SIM PROFESSOR CONCORDO COM VOCÊ.SOU,PO0R ACASO RESPONSASÁVEL PELA MÃE TERRA? RESPONDENDO ESTÁ PERUNTA, SIM SOU, MAIS NÓS SERES HUMANOS NÃO SABEMOS DÁ VALOR AO QUE TEMOS, SOMOS INCADPAZES DE RESPEITAR A NOSSA MÃE TERRA, POIS ELA ESTÁ SOFRENDO POR NOSSA CAUSA. POR QUÊ FAZEMOS ISSO? O QUE DEVEMOS FAZER PARA ISSO NÃO CONTINUAR EXAGERADAMENTE?
    RESPONDENDO ESTAS PERGUNTAS: FAZEMOS ISSO POR QUE SOMOS INCAPAZES DE RESPEITA-LÁ, QUER DIZER SOMOS,MAIS NÃO Á RESPEITAMOS. NÓS DEVEMOS FAZER MENOS QUEIMADAS; JOGAR LIXO NO LIXO; DERRUBAR UMA ÁRVORE MAIS PLANTAR OUTRA NO LUGAR, E, DERRUBANDO SOMENTE O NECESSÁRIO, ETC. FAZENDO ISSO QUEM SABE PODEMOS SOBREVIVER, E SAVANMOS Á NOSSA MÃE TERRA.
    RAFAELA GUIMARÃES SOUSA TURMA: 703 N° 30 ESCOLA DEPUTADO
    UBALDO CORRÊA. É ISSO PROFESSOR!!!!

    ResponderExcluir
  2. ACHO QUE NÓS SOMOS CULPADOS DISSO TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O NOSSO PLANETA ACHO NÃO TENHO CERTEZA,PQ NÓS ESTAMOS CONTRIBUINDO COM A DESTRUICÃO FAZENDO QUEIMADAS, POLUIÇÃO E ETC. DEVEMOS COLOCAR A MÃO NA CONSCIÊNCIA
    E PENSAR " O QUE EU ESTOU FAZENDO". HOJE EM DIA AS PESSOAS SÓ PESSAM EM SI PRÓPRIAS NÃO PENSAM NO NOSSO PLANETA, NÃO PESSAM NO QUE ESTÃO FAZENDO HOJE EM DIA. ENTÃO É ISSO PESSOAL, COLOQUE A MÃO NA CONSCIÊNCIA E PARE PRA PENSAR...
    ALUNA: BEATRIZ NAZARE DA SILVA
    TURMA: 804
    ESCOLA: DEP. UBALDO CORRÊA

    ResponderExcluir
  3. DEUS CRIOU O SER HUMANO, NÃO SÓ PARA DESTRUIR OQUE ELE FEZ MAIS PARA CUIDAR COM AMOR E CARINHO.
    DEUS FEZ O HOMEM E A MULHER PARA QUE ELE NÃO SOFREREM AMEAÇAS PARA A VIDA EM GERAL.

    ALUNA;ELIANE STHÉFANY CERDEIRA DA SILVA
    ESCOLA DEPUTADO ULBADO CORRÊA TURMA 702 MATUTINO

    ResponderExcluir
  4. O SENHOR TEM TODA RAZÃO DEVEMOS NÃO DESTRUIR A NATUREZA E SIM PRESERVÁ-LA E CONSERVAR-LA PARA QUE POSSAMOS TÊ-LA NO FUTURO DE NOVO.

    ALUNO: FÁBIO RODRIGO SOUSA DA SILVA. 702 7ª 19

    ResponderExcluir
  5. Déborah Jhulianne Rocha de Albuquerque20 de abril de 2011 às 12:47

    Meu nome é Déborah e acho plenamente que a natureza nós culpa, mais com toda razão vou colocar um exemplo:se eu jogasse uma casca de bombom no chão, a natureza ver 1 milhão de pessoas ao mesmo tempo jogando a mesma coisa no mundo todo.Se o ser humano planta-se e cuida-se de uma árvore o mundo estaria muito melhor.
    Hoje os grandes empresário importantes desmatam cada vez mais.Ainda a aqueles que tem consciência e ajudam . No meu caso eu jogava todo tipo de lixo no chão em rios e etc... mas faço agora tudo que eu poço para recuperar o que eu fiz .As comunidades, cidades, municípios e outros, poderiam deixar a cidade mais limpas.
    Agora depois que as florestas, rios e etc... estão sendo destruídas as pessoa choram, se matam e brigam por as poucas coisas que a natureza já esta nos oferecendo.O ser humano deveria brigar para defender a natureza quase extinta, sem ela nos seres vivos morremos é o Planeta Terra que um dia foi um lugar belo, será um lugar destruído ,e hoje o homem corre atrás de tecnologia mais avançada e não para a natureza que esta morrendo.

    turma :702 serie:7° ano:8º
    Aluna: Déborah Jhulianne Rocha de Albuquerque
    Escola: Dep. Ubaldo Correa

    ResponderExcluir
  6. Tem que presevar nosso mundo para o futuro, que nosso futuro sejar presevada

    Aluno:Wallace Felipe
    Turma702
    Es.Ubaldo corrêa

    ResponderExcluir
  7. "DEUS CRIOU O SER HUMANO PARA CUIDAR DA TERRA E NÃO PARA DESTRUIR-LA."
    MAS NÃO É ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO,HOJE O SER HUMANO ESTÁ DESTRUINDO A NATUREZA E NÃO PREVESERVANDO.
    *NÓS ESTAMOS PRODUZINDO MUITO LIXO, DEVEMOS DIMINUIR A QUANTIDADE.
    EXEMPLOS DO QUE ESTÁ ACONTECENDO E OQUE DEVEMOS FAZER:
    *ESTAMOS DESPERDISANDO MUITA ÁGUA, DEVEMOS ECOMIZAR,NÃO DESPERDISAR.
    *ESTAMOS CORTANDO ÁRVORES SEM NESCESIDADE,E SER CORTAMOS DEVEMOS PLANTAR OUTRAS NO LUGAR.
    *E MUITOS OUTROS.
    OUTROS EXEMPLOS DA INTERFERÊNCIA HUMANA:
    *O AQUECIMENTO GLOBAL:É UMA MUDANÇA CLIMATICA QUE ESTÁ MUDANDO O CLIMA NO NOSSO PLANETA, COM ENCHENTES,SECAS LONGAS,TEMPORAIS VIOLENTAS, ETC...
    *EFEITO ESTUFA : É UM PROCESSO NATURAL QUE COM A INTERFERÊNCIA HUMANA, COM A CONSTRUÇÃODE CARROS, INDUSTRIAS,E OUTROS,QUE PRODUZEM GASES QUE ESTÃO PERFURANDO A CAMADA DO OZONIO QUE ESTÁ DEIXANDO O PLANETA MAS QUENTE.
    ESSES PROBLEMAS SÃO CULPA DE QUEM?
    DO SER HUMANO!

    ESCOLA:DEP. UBALDO CORRÊA
    ALUNA: ANDREVANA Mª.TMIRANDA Nº:05 SÉRIE:7ª TURMA:702

    ResponderExcluir
  8. Fale Professor!
    Tenho certesa q todos nós, temos uma parcela de culpa, mesmo q seja minima mas q unidas com a dos outros forma o temido aquecimento global. Mas temos q agir logo, pois se os lideres mundiais demorarem a tomar uma decisão por que pode prejudicar o seu paiz economicamente. Logo logo ñ havera como resolver, e toda a sua economia será em vão!
    "Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta"
    Abraço!

    Paulo Augusto

    ResponderExcluir
  9. NÓS TODOS TEMOS CULPA DE TER DESMATADO TER POLUIDO PELO MENOS UM POUCO NAO PODEMOS + DESMATAR TEMOS Q TER UM POUCO DE CONSCIENCIA POR DAKI A POUCO QUANDO AS NOSSAS GERAÇÕES EXISTIR JA NÃO VAI MAIS TER ARVORES RIOS JA VAI TAR TDS POLUIDOS NAO VAI MAIS EXISTIR AR PURO PARA NOS RESPIRARMOS MELHOR NAO VAI TER ALIMENTO SAUDAVEL JA VAI TER MUITO MAIS TERREMOTOS TSUNAMES UM MUNDO NUNK MAIS VAI SER O MESMO DE SEMPRE VAI TAR TD AKBADO.
    DEP. UBALDO CORREA
    LOISE SHAIANE 703 Nº19

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com o professor, nós devemos cuidar,a MÃE TERRA pedir socorro,para as próximas gerações não sofrerem temos que conscientizar agora.
    Nós dias de hoje destruímos a natureza por dinheiro das riquezas naturais,eles não pensam se cuidarem vão ter uma beleza maior a beleza natural e a biodiversidade ai tem uma lição nós devemos cuidar natureza

    Escola:Dep. Ubaldo Corrêa
    Profº:Mauricio
    Aluno:Davi Castro Leitão nº:10
    Turma:803 Turno:matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem parece eu escrevendo a 4 anos atrás, o tempo passa muito rápido.
      Eu odiava matemática, agora eu amo de coração, parece que as coisas ficaram mais claras para mim. : )
      Ainda tenho até hoje um pensamento de que precisamos mudar o mundo através de novos "ares", como o homem sempre fez, lembra do passado, lembrar dos nossos ancestrais como eles viviam em harmonia com a natureza buscando sempre renova-la, mostrando para gerações futuras que existiu pessoas que mudaram a história da humanidade.

      Excluir
  11. O que esta acontecendo com a MÃE TERRA?
    a mae terra pede socorro mais quem pode ajudar ela somos nos mesmo,mas nao fazemos por onde.O que nos fazemos é desmatar,poluir, e isto, faz com que ela se acabe mais e fique mas fraca ainda,se continuarmos com isso iremos deixar p/ as proximas gerações é um mundo acabado.nos dia atuais esta evoluindo mais ,com mais tecnologias e isso causa poluição e desmatamentos,isso acaa com a mãe terra.AJUDE A ESPALHAR ESTE COMENTARIO P/ PARARMOS COM A POLUIÇÃO E O DESMATAMENTO PORQUE ALEM DE CAUSAR MAL A NOS MESMOS CAUSA MAL A MÃE TERRA.


    ESCOLA=deputado Ubaldo corrÊa
    PROF=Mauricio
    TURNO=matutino
    TURMA=803
    ALUNA=jocicleia lima lopes n=21

    ResponderExcluir
  12. CADA UM DE NOS TEMOS O DEVER E DIREITOS
    COM A NATUREZA E ASSIM TEMOS QUE TER O DEVER DE PRESERVAR A NATUREZA PARA TERMOS DIREITOS A TER UMA VIDA CADA VEZ MAIS PRESERVADA .CUIDAR DA TERRA, PRESERVAR A NATUREZA RESPEITAR O MEIO AMBIENTE,E PRINCIPALMENTE TER A CONSCIÊNCIA QUE O MUNDO DEPENDE DE NOS.SE CADA SER HUMANO FIZER SUA PARTE CONCERTEZA O MUNDO SERÁ MUITO MAIS BONITO E PRESERVADO.
    POR FAVOR NAO DESMATEM A NATUREZA PRECISAMOS DE AR PARA RESPIRARMOS,DE ÁRVORES PARA TERMOS SOMBRA.A DESTRUIÇAO DA NATUREZA NOS TRAZ POLUIÇAO DA AGUA DO AR DA TERRA,E A NATUREZA LOGICAMENTE TEM A RAZAO DE NOS CULPAR POR ISSO POIS ESTAMOS FAZENDO TUDO ERRADO COM A NATUREZA ELA PRECISA URGENTEMENTE DA NOSSA AJUDA TEMOS Q BOTAR A MAO NA COSCIENCIA E PENSAR Q ELA DEPENDE DA GENTE PARA SER MUITO MAIS LIMPA E PRESERVADA!!!
    GENTE PAREM UM POUCO PARA PENSAR NO Q VC ESTA FAZENDO COM A MAE TERRA ELA ESTA SOFRENDO TEMOS Q SABER DA VALOR NO QUE É NOSSO^^
    SE VC TIVER SENTIMENTOS REPASSE ESTE COMENTARIO
    PENSE NISSO!!!

    ESCOLA: DEPUTADO UBALDO CORREA
    ALUNA: NAIANE REGO TAVARES N:18
    TURMA: 801

    ResponderExcluir
  13. o senhor tem a imensa razão tanbem acho que todos nos seres humanos devemos nos concientizar em preservar oque temos, para desfruta-la no futuro por isso temos que preserva-la
    ALUNO;BRENDO DE ALMEIDA CARDOSO
    TURMA;703 N;5
    ESCOLA;DEPUTADO UBALDO CORREA

    ResponderExcluir
  14. Professor Mauricio Maciel voce tem toda a razão do mundo estar assim todo destruido nós que somos bem jovens devemos cuidar melhor do mundo porque se não daqui a alguns anos não existirar mais mundo nem universo bom então vamos fazer isso parar de jogar lixo nas ruas nos rios etc...Bom devemos jogar lixo so nas lixeira e não nas ruas que faz mau para todos nós e para os animais então vamos parar com isso.

    ESCOLA: DEputado UBALDO CORREA
    ALUNA:JAQUELINE DOS SANTOS CASTRO

    ResponderExcluir
  15. O professor tem razão se não cuidarmos do nosso planeta terra quem vai cuidar temos que dar exenplo para as proximas gerações .
    sempre tem aquela velha menssagem não jogem lixo na rua e etc...mas pareçe que não entra em nossas cabeças temos que ajudar a nossa mãe terra ela pede socorro.e a questão do egoismo não pesar em si mas proximo.
    ESCOLA :DEP. UBALDO CORREA
    ALUNA:JAQUELINE SOUSA SILVA Nº23
    SERIE:7° TURMA:702

    ResponderExcluir
  16. Adriany Tavares Galvào23 de abril de 2011 às 14:39

    concerteza eu sou responsável pela mãe Terra!O ser humano é o responsável por todas as coisas que acontece hoje no nosso planeta, ele destrói a natureza, a polui e hoje ela nos dá a sua resposta. O homem foi o único animal que criou a sua propria moradia.. prédios, civilizações, cidades consequentemente, abriu espaço para seus próprios desejos, e esqueçe dos animais, das árvores, ou seja sua própria vida. Que esse ano, com a campanha da fraternidade, todos nós possamos nos conscientizar, e fazer nossa parte, para tentar reverter esse quadro alarmante. Que Deus nos ilumine e tenha piedade de todos seus filhos! Amém...
    Escola:Deputado Ubaldo Corrêa
    Aluna:Adriany Tavares Galvão
    Turma:701

    ResponderExcluir
  17. Você tem razão professor! A mãe terra é linda mas tem gente que não ligar pra isso,poluindo-a como: jogando lixo nas ruas,nos rios e etc...deixando-a horrível para que as pessoas que nem existem ainda possam ver a sua beleza!

    Escola:Deputado Ubaldo Corrêa
    Aluna:Rayra Brenda P. Parente
    n° 31
    Turma:703

    ResponderExcluir
  18. Profº, vc está certo. Nós seres humanos somos responsáveis pelos problemas da nossa "MÃE TERRA".Pois somos nós q poluímos,destruímos,desmatamos nossos ambientes naturais.Muitas vezes jogamos um lixo no chão, e pensamos q não vai fazer a mínima diferença, pois o mundo possui milhões de habitantes; mais cada um de nós temos q fazer a nossa parte e preservar a nossa casa, o nosso PLANETA.

    AlUNA:BRENDA SUELLEN Nº09 TURMA:702 ESCOLA:DEP.UBALDO CORRÊA. STM-24/04/2011.

    ResponderExcluir
  19. SE NOS DEIXARMOS LEVAR PELA AMBIÇÃO VAMOS ACABAR COM O PLANETA POUCO A POUCO, POR ISSO VAMOS TRATRAR DE NOSSA TERRA QUE É NOSSO LAR
    JEANDRY MATIAS N°12
    TURMA:703

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente,para mim todos nós somos culpados de a natureza hoje estar do jeito que estar.Pois se não fossímos tão ambiçiosos talvez não estava assim,daqui a pouco podemos nem mais existe porque se a terra desaparecer nós também desaparecemos pois a terra é a nossa casa sem ela não podemos viver.Esta é a nossa chance de deixar menos lixo e mais respeito pela natureza ,podemos deixar menos cimentos e mais árvores e flores,poderemos ser abençoados pelas futuras gerações por ter salvado o planeta ou criticados pela nossa irresponsabilidade, destruição e exploração desenfreada.
    Natália Godinho Gama N°26
    Turma:703
    Deputado Ubaldo Corrêa

    ResponderExcluir
  21. Nós somos sim os culpados pelas poluições,desmatamentos,e etc... Cada um de nós temos que fazer a nossa parte,se jogarmos uma embalagem de bombom ,pensamos:Isso não vai fazer diferença!!!Não é mesmo? Pois saibam que um pedacinho de plástico demora muito tempo para se decompor.Então deveremos nos conscientizar para preservar o nosso planeta!!!.
    Aluno:Luiz Fernando Ferreira Alves n°22 Turma:703

    ResponderExcluir
  22. O SENHOR TEM TODA RAZÃO PROFESSOR NOS DEVEMOS CUIDAR DA NATUREZA NÃO DESTRUIR COMO A MAIORIA DAS PESSOAS FAZEM EU CONCORDO COM VOCE PARA NOS CUIDARMOS DA NATUREZA NÃO DEVEMOS JOGAR LIXO NO CHÃO MAS SIM NA LIXEIRA NÃO POLUIR OS RIOS, E SE NOS DERORRUBAMOS UMA ARVORE NO LUGAR QUE AQUELA ARVORE ESTAVA PLANTAMOS OUTRA, TEMOS QUE RESPEITAR A NATUREZA E QUE FOI COM MUITO AMOR QUE DEUS NOS DEU E PELA NOSSA INRRESPONSABILIDADE A NATUREZA ESTA UMA TRAGEDIA COMO ESTA HOJE, MAS TUDO ISSO PODE MUDAR SE NOS SERES HUMANOS QUE TEMOS DEVER DE CUIDAR DA NOSSA NATUREZA JA QUE E NOS QUE TAMOS ACABANDO COM A NATUREZA VAMOS RECUA DAQUILO QUE NOS FIZEMOS E VAMOS SER ABENÇOADOS POR DEUS. ÉVELLY MARIA CRUZ FIGUEIRA TURMA;701 DEPUTADO UBALDO CORREA

    ResponderExcluir
  23. Olá professor eu me chamo Larissa Santos Siqueira,e concordo que cada um de nós contribuimos com a destruição da terra,e por nossa ignorancia tal destruição está caminhando muito rapido,mas eu creio de acordo com a bíblia sagrada que um dia JESUS vai restaurar tudo novamente,porque é promessa dele.
    ESCOLA:DEP.UBALDO CORREA
    ALUNA:LARISSA SANTOS SIQUEIRA
    TURMA:701

    ResponderExcluir
  24. Io prof°,eu sou Everton Isaac lima,para mim nós nao devemos desmatar a natureza,porque nós só estamos vivos por causa dela,imagine como será depois que a natureza sumir,porisso eu quero consientisar a todos que trate bem da mae natureza.
    ESCOLA:DEP.UBALDO CORREA
    ALUNO:EVERTON ISAAC LIMA FERREIRA
    TURMA:701

    ResponderExcluir
  25. NAO DEVEMOS DESTUIR A NATUREZA POIS SE NOS DESTRUIRMOS NOS VAMOS MORRE MAIS CEDO NAO DEVEMOS JOGAR PAPEL NO CHAO POIS ESTAMOS DESTRUINDO AS ARVORES
    CRISTIANE
    801 UBALDO

    ResponderExcluir
  26. Oi prof°,concordo plenamente com o que disse à respeito de que temos nossa parcela de culpa pelo que está acontecendo atualmente como o planeta Terra. E grande parte dessa culpa se deve à nossa omissão, em não agirmos para mudar nossos hábitos.O mundo está cada dia mais capitalista e portanto nós estamos mais materialistas, e o consumismo exagerado que o capitalismo nos proporciona é o mesmo que está levando nosso planeta à destruição. Talvés destruição pareça exagerado para alguns, mas é o que vai acontecer se não começarmos a agir para mudar isso. Portanto, temos que tomar consciência de que nossas atitudes constroem o mundo em que vivemos, e só elas podem salvar o Planeta.

    ESCOLA:DEPUTADO UBALDO CORRÊA
    ALUNA:BEATRIZ EVELLEN N°01
    TURMA:701 TURNO:MATUTINO

    ResponderExcluir
  27. Oi profº, aqui é o Bruno, para mim nós nao devemos desmatar a natureza,porque nós só estamos vivos por causa dela,imagine como será depois que a natureza sumir,não destruir como a maioria das pessoas fazem, eu concordo com você para nós cuidarmos da natureza, temos que respeitar a natureza e foi com muito amor que deus nos deue pela nossa irresponsabilidade a natureza esta uma tragedia como esta hoje, mais tudo isso pode mudar se nos seres humanos que temos o dever de cuidar da nossa natureza.
    É isso...
    ESCOLA: DEP. UBALDO CORRÊA
    ALUNO: BRUNO HENRIQUE DA SILVA MOITA
    TURMA: 802 TURNO: MATUTINO

    ResponderExcluir
  28. JAMILY RACHELLE
    BOM,EU CONCORDO COM O SENHOR PROFESSOR E COM ESSAS PESOAS QUE POSTARAM UM COMENTARIO. UM MAIS INTERESANTE DO QUE O OUTRO. PRATICAMENTE EU NÂO TENHO QUASE NADA PARA COMENTAR, PORQUE ELES TIRARAM QUASE TUDO DA MINHA BOCA, MAS EU QUERO DIZER QUE TODOS NÓS VAMOS CONSEGUIR AJUDAR A NOSSA QUERIDA MÂE TERRA. VAMOS LÁ PESSOAL. NÓS VAMOS CONSEGUIR!!!!!!
    ESCOLA=UBALDO CORREA
    TURMA=701 TURNO=MATUTINO
    ALUNA=JAMILY RACHELLE DOS REIS RIBEIRO N=15

    ResponderExcluir
  29. concordo plenamente com o que disse à respeito de que temos nossa parcela de culpa pelo que está acontecendo atualmente como o planeta Terra.então cada um dos seres humanos tem que preserva a nossa natureza.
    aluno:osmar vieira n:25
    turma:806 escola:ubaldo corrêa

    ResponderExcluir
  30. COMCORDO PLENAMENTE QUE DEVEMOS PRESERVAR MEIO ANBIENTE TENHO IMENSA CONCIENCIA
    DE PRESERVAR AMBIENTE
    POR ISSO DIGO NÃO
    A POLUIÇAO
    ALUNO;RODRIGO JOSÉ BANDEIRA DOS ANJOS N31
    SERIE;7 TURMA;704

    ResponderExcluir
  31. professor mauriCio a opinião é que todos devem fazer a sua parte as pessoas não jogar lixo na rua nem nas prais,não poluir o ar porque se não como o senhor diz todos os que vivem no planeta terra vão ser extintos da face da terra.
    temos que ajudar o planeta terra .

    Aluno:WERIK ARAUJO SILVA N37
    SALA:703 SERIÉ:7

    ResponderExcluir
  32. Assim como os demais seres humanos precisamos da natureza,pois,somos todos filhos dela,pensa só você sem a sua mae,assim é com a natureza, o que será de nós sem ela? por isso cuide dela como se fosse sua vida!!!
    aluna:enna da silva costa
    serie:8 turma:803

    ResponderExcluir
  33. LUANA SIQUEIRA BARROS26 de abril de 2011 às 12:44

    PROFESSOR O QUE VOCÊ DISSE ESTÁ COMPLETAMENTE CERTO.POIS NÓS SERES HUMANOS SOMOS CAPAZES DE PERCEBER O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A NOSSA MÃE TERRA,MAS SOMOS INCAPAZES DE RESPEITÁ-LA COMO DEVEMOS. EXEMPLO DE DESTRUIÇÃO: MUITAS DAS VEZES NÓS FAZAEMOS UM ATO DE VERGONHA PARA NÓS MESMOS, EX: TEMOS UMA LIXEIRA DO NOSSO LADO, POIS JOGAMOS O LIXO NO CHÃO COM PREGUIÇA DE DAR UM PASSO Á MAIS. COMO NÓS SOMOS MAL EDUCADOS."NÓS SERES HUMANOS" TEMOS QUE TENTAR DIMINUIR O AQUECIMENTO GLOBAL COM UM ATO TÃO FÁCIL NÓS SALVARÍAMOS NOSSA MÃE TERRA.

    ALUNA: LUANA SIQUEIRA BARROS Nº20
    TURMA:703 SÉRIE:8º

    ResponderExcluir
  34. professor devemosmesmo cuidar mais do nosso planeta,pois e onde vivemos.
    devemos preseva-lo para que futuras geraçãoes tambem possam apreciar essa exuberancia das nossas matas
    Andressa caroline N'04
    turma:704

    ResponderExcluir
  35. bom professor eu entende que naun devemos jogar lixos nas ruas,mares e florestas e devemos presevarmos a naturesa para que nossos filhos venham apreciar as nossas grandes floresta que nos cuidamos.
    rogerio costa n'32
    turma;704

    ResponderExcluir
  36. Somos culpados pelos danos, pelo sofrimento da mãe terra. milhoes de toneladas de lixos são jogados nas ruas , nos rios.A poluição cresce e quem é o culpado? nós mesmos. Esse draste destino que fazemos a mãe terra e a nós mesmo, ou seja, a cada dia se aproxima o falescimento da mãe terra.
    Falamos, as pessoas não fazem nada para o combate da poluição,enquanto isso o mais importante é o faço para esse combate? absolutamente nada, ai ta a resposta, não fazemos nada, somos covardes. Doenças surgem a cada dia, bacterias totalmente resistentes, e nós fracos que somos não resistimos as fatalidades. Um grave efeito nos ameaça, o aquecimento global, tudo por não valorizarmos e cuidarmos do que temos. não é um compromisso que temos, mais nossa obrigação cuidar da mãe terra.

    Patricia Maria Lopes Pereira

    ResponderExcluir
  37. eu acho q todos nos temos q preservar o meio ambiemte,porque e um patrimonio nosso,temos q preservar para os nossos filhos,netos e etc.temos q ter co
    nciencia e ajudar a mâe terra.
    turma:804
    turno:vespertino
    nome:bianca de lima gonçalves.n:07

    ResponderExcluir
  38. eu acho que nos temos q cuidar do nosso planeta terra,alis nos moramos nele,se todo mundo cuidar,fazer tudo direitinho vamos dar um planeta melhor para nossa geraçao.

    ResponderExcluir
  39. eu acho q devemos cuidar do planeta sempre para as proximas geraçoes,o planeta esta muito triste com o q estamos fazendo com ele.
    turma;804
    turno:vespertino
    thais da silva mendonça.n:34

    ResponderExcluir
  40. eu concordo plenamente com o senhor pois temos q cuidar do meio ambiente,pois è nele q nos moramos,temos q ter responsabilidade conosco e com os outros.
    turma:804
    turno:vespertino
    nome:aurea beatriz viana fiqueira.n:05

    ResponderExcluir
  41. temos que preservar o meio ambiente,caso contrario podemos sofrer com doenças como asma,cancer de pele,penalmonia,bronquite e com esses tipos de doenças podemos ate morrer
    A NATUREZA EXIGE CUIDADO............
    .......................................NOME: Larissa Alves _ turma: 803

    ResponderExcluir
  42. a natureza e muito importante para vida humana, pois sem ela praticamente nao vivemos.entao vamos cultiva-la com seriedade,pois apesar de todos os problemas ainda ha tempo.
    NOME:juliana da silva dos santos
    TURMA:803

    ResponderExcluir
  43. nosso dever e a nossa responsabilidade é cuidar da naturesa pois nós presisamos dela e ela precisa da gente,temos cuidar da naturesa.
    Nome;HITALO AUGUSTO SOUSA DA SILVA.

    ResponderExcluir
  44. QUE NOS SERES HUMANOS DEVEMOS CUIDAR DA NATUREZA POIS ELA ESTA PEDINDO SOCORRO COM A GRADE PRODUÇAO DE LIXO E COM A TECNOLOGIA .E QUE Q TERR TEM SUPRIMENTOS PARA SI E NAO PARA A NOSSA ANBIÇOES .Nos somos responsaveis pela mae terra e que nos devemos acitar essa responsabilidade
    Aluna Daiana de jesus turma 803

    ResponderExcluir
  45. a natureza e a coisa mais importante que existe para a humanidade, mas infelizmente existem pessoas que destroi ela para o seu consumo proprio,nao podemos continuar assim, pois,Deus nao criou o mundo para ser destruido e sim para cultiva-lo.
    NOME:ERIKA MAIZA DA SILVA SOUSA TURMA:803

    ResponderExcluir
  46. os seres humanos devrm cuidar da natureza pois somos responsaveis e se nao cuidarmos quem ira cuidar? essa e nossa responsabilidade pois ela precisa da nossa ajuda. ALUNA CAROLYNE DA SILVA 802

    ResponderExcluir
  47. camila dos santos
    sim professor eu concordo o senhor,pois a natureza é coisa mais importante que existe para a humanidade,mais tem pessoas que destroem a natureza para o seu consumo próprio, e desmautrata a natureza que vivemos e mais tarde iremos ter um futuro com o ar poluidor que poderiamos ter um ar natural e uma natureza perfeita se cuidarmos dela ok...tchau...


    Escola;DEPUTADO UBALDO CORRÊA
    turma;802 turno; matutino
    ALUNA;CAMILA DOS SANTOS DA SILVA N°07

    ResponderExcluir
  48. bom,nós somos sim culpados pelo sofrimento da terra.Como diz o tema da C.P.F 2011,a criação sofre dores de parto e nós somos os maiores culpados pela devastação do planeta,pois não cuidamos dele.Nossos pecados tambem tem provacado isso pois fazemos coisas erradas e DEUS não se agrada e acaba nos castigando.Por isso devemos cuidar do planeta para que nossas próximas gerações possam ter um futuro feliz.
    Aluna:Josiane de Sousa Ribeiro
    Turma:802

    ResponderExcluir
  49. Eu tenho a certeza que todo mundo é responsável por cuidar do planeta terra Ex:não jogar lixo no chão e nem um outro lugar,não poluir os rios,é diminuir o desmatamento.Porque proteger o planeta terra é um dever de todos.E devemos previnir o Planeta terra de todos esses exemplos citados acima para que as próximas gerações possam viver em um lugar saudável. NOME:Mateus dos santos castro. TURMA:704. Nº da cham:26.

    ResponderExcluir
  50. TODOS OS SERES HUMANOS SAO RESPONSAVEIS PELOS SEUS ATOS É CERTO OS BEBÊS QUE PRECISAM DE SUAS MÃES. MAIS ACHO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS PRESCISAM AINDA PRECISAM DE SUAS MAES,PARA DIZEREM NAO JOGUE LIXO AI! NAO FAÇA ISSO!É CERTO EU QUE TAMBEM ACHO QUE PRECISO DISSO POIS TAMBEM JOGO LIXO NA RUA MESMO SABENDO O QUE ISSO PODE CAUSAR, MAIS PARECE QUE TEM ALGUMA COISA QUE DIZ:JOGA ISSO É APENAS UMA CASCA DE BOMBONS NAO VAI FAZER DIFERENÇA ALGUMA! MAIS POR MIM NAO PENSA NAS CONSEQUÊNCIAS!!!

    ResponderExcluir
  51. o texto coloca a natureza como uma das principais fontes de vida do ser social o o que chamamos de ser humano. Sem margens de duvidas o meio ambiente o nosso eco sistema e uma das nossas principais fontes de vida e o que sera dos nossos filhos e netos e bisnetos se continuarmos com esse desmatamento,poluiçao e degradaçao do eco sistema o que restara para nossos descendentes se continuarmos poluindo os rios e os mares????? Bem e certo que restara um nada ou ao menos se restar se ra uma coisa inutilizavel entao precisamos dar um basta no desmatamento,na poluiçao e na degradaçao do meio ambiente e precisamos tomar concientizaçao de que esse espaço que chamamos de NATUREZA nao e so de uma pessoa mais sim das bilhoes de pessoas que habitam o NOSSO PLANETA e que esses probemas de poluiçao do meio ambiente nao e so um problema que os governadores presidentes e autoridades maiores tem que resolver esse e um problema social e que essa educaçao de concientizaçao se aprende em casa e nao na escola na escola so se tem uma visao amplificada dessa educaçao....
    O tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE foi muito bem colocado neste ano pois a criaçao realmente esta sofrenda e gemendo em dores de parto... e com esses gemidos ela nos avisa de que estamos precisando melhorar os nossos habitos que em boa parte das vezes tem sido habitos nao muito agradaveis entao SER HUMANO SE CONCIENTIZAAAAAAAAA1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Escola: Deputado Ubaldo Correa
    Aluno: Josue Pinto do Carmo
    Serie:8° Turma: 803 turno: matutino
    Data: 29/04/2011...

    ResponderExcluir
  52. Tudo o que está acontecendo com o planeta Terra é sim culpa nossa, por não sabermos amar e respeitar aquilo que de mais precioso temos a mãe Terra aquela que nos abriga nos oferece suas riquezas naturais. Hoje sofremos com o horrível calor a falta de água, e num futuro muito próximo a falta de comida! E sempre a campanha da fraternidade nos tentado conscientizar sobre o que estamos fazendo com nossas vidas dos nossos próximos. Temos que tomar uma atitude!
    Escola: Dep. Ubaldo Correa.
    Aluna: Fernanda Evelly Gomes Lima
    Série: 8ª Turma: 802
    Turno: Matutino.
    Data: 30/04/11

    ResponderExcluir
  53. Letícia M. dos Santos2 de maio de 2011 às 10:52

    O texto fala muito sobre desmatamento,e que a mãe-terra tem sofrido,devemos cuidar melhor a mãe-terra para que no futuro tenhamos,mais água limpa mais florestas rios para tomar banho e outros. nós queremos que tenha muitas florestas para olharmos,ver a vista bonita.Eu acho que a mãe terra precisa e quer um cuidado especialque faça ela reviver de novo mais q dessa vez venha mais forte.

    ResponderExcluir
  54. O texto fala muito sobre o desmatamento e o que a mãe terra tem sofrido,pois devemos cuidar melhor da mãe terra para que no futuro tenhamos,mais água limpa,mais floresta,rios para tomar banho e outros.
    Nós queremos que tenha muitas florestas para olharmos,ver a vida bonita.Eu acho que a mãe terra precisa e quer um cuidado especialque faça ela reviver de novo mais que dessa vez vem mais forte.
    Leticia M.dos SANTOS Sarmento
    SÉRIE:7ª Turma:703
    data:02/05/11

    ResponderExcluir
  55. O texto fala sobre a agressão,e o desmatamento do nosso ambiente,devemos cuidar da mãe Terra pois ela que é responsável pela vida,e pelo nosso ar.Devemos consumir com cuidado,cuidar da nossa água,do nosso ar e com o lixo por que se agente párar pra pensar no quanto o nosso planeta tem sofrido,e nós com pequeno ações,pequenas mundanças de hábitos podemos diminuir esse sofrimento,são ações como:não jogar lixo nos rios,reciclar,mais jogar lixo no lixo...

    ResponderExcluir
  56. O texto fala sobre a agressão,e o desmatamento do nosso ambiente,devemos cuidar da mãe Terra pois ela que é responsável pela vida,e pelo nosso ar.Devemos consumir com cuidado,cuidar da nossa água,do nosso ar e com o lixo por que se agente párar pra pensar no quanto o nosso planeta tem sofrido,e nós com pequeno ações,pequenas mundanças de hábitos podemos diminuir esse sofrimento,são ações como:não jogar lixo nos rios,reciclar,mais jogar lixo no lixo...
    Aluna:Sabrina de Oliveira Gama Nº34
    Turma:703 Serie:7

    ResponderExcluir
  57. Concerteza! concordo com tudo que o senhor escreveu, se tem uma coisa que devemos nos preucupar é com a mãe terra, pos ela nos pede socorro diante de tantos acontecimentos que vem a sufoca-la. E tudo que devemos fazer é abrir os olhos e nos conscientizar de todo o mau que nós estamos fazendo com a mãe natureza, e temos que lutar para que isso mude, começando por nós mesmo, dentro de casa, na rua onde moramos,escola e em todo lugar que estivermos.Começando assim!plante uma árvore e veja o que acontece, concerteza a luz da esperança de um mundo melhor.
    Aluna: Suéli Patrice silva Vieira
    n°31 Turma: 804 Turno: vespertino
    Série 8°

    ResponderExcluir
  58. comentario
    eu entendi que a natureza hoje esta assim porque os homens que trabalham como:madeireiros, desmatadores etc...
    e certo que eles tem que da o que comer para a sua familia, mas, nao custa nada a conciencia de preservaçao do meio ambiente.Nao so sao so essas pessoas que tem que ter essa conciencia de presesrvaçao:nos temos que fazer isso para deixar um meio ambiente melhor.E tambem nos nao devemos tirar recursos da natureza para a riqueza mas sim para as nossas necessidades.
    nos temos que salver a nossa MAE TERRA....
    Escola:Dep. Ubaldo Correa
    Aluno:Jean da Silva Pires
    Turma:803 n°20

    ResponderExcluir
  59. comentario
    Eu entendi que a natureza estaperdendo muito rapido as suas arvores pois os predadores madeireiros estao desmatendo demais. se eles nso tomarem uma providencia eles mesmos e que vao sofrer.....
    Escola: Dep. Ubaldo Correa
    Aluno:Bruno Yan
    Turma:803

    ResponderExcluir
  60. Bom, esse texto Mãe Terra passou para mim a mensagem de que devemos começar com nós emsmos essa mudança, essa conscientização, pois se nós ficarmos apenas olhando, criticando, a diferença será pouca, mas se nós tivermos atitude e começarmos com nós mesmos, aí sim haverá diferença.

    Aluno: Samuel n°27
    Turma: 801
    :)
    Turma:801

    ResponderExcluir
  61. Eu entendi que devemos preservar a nossa MÃE TERRA e que devemos dar a devida importancia para os nossos atos e açoes contra a mae terra devemos sim nos preocupar com o que deixaremos para nossos filhos no futuro e se e que deixaremos algo entao esta na hora de comessarmos a prezerva.....
    Escola: Deputado Ubaldo Correa
    Aluno:Jaibe de Sousa p. Júnior
    Turma:803

    ResponderExcluir
  62. bem o texto fala sonbre a importancia de prezervarmos o nosso meio ambiente e que devemos nos preocupar com o que estamos fazendo hoje para deduzirmos o que sera refletido no hamanhã o que estamos fazendo com a nossa mae terra????? sera que estamos fazendo uma coisa boa ou ruim??? Acho que nao estamos tratando a nossa mae terra como deveriamos entao vamos comessar a falar sobre a concientizaçao que devemos tomar para nao acabarmos de vez com a nossa mae natureza.....
    Escola:Deputado Ubaldo Correa
    Aluno Jaimerson Daniel Sousa Pontes
    Turma: 803

    ResponderExcluir
  63. O que está acontecendo com a mãe terra?

    A mãe terra está passando por um momento muito dificil pois estamos desmatando-a, poluindo-a e etc.
    o texto fala para nos preservamos a natureza pois daqui a alguns tempos nossos filhos e netos vão precisar dela. Então vamos nos conscientizar e cuidar bem da natureza por que se não, nos vamos deixar um mundo horrivel para as pessoinhas que vão nascer.



    Auna: GILCIANE PIRES Nº16
    tURMA:803

    ResponderExcluir
  64. Bom se continuar do geito que esta, nos deixaremos um plneta onde nao havera arvores naturais para as proximas geracoes. E como Ghandi disse: "A terra tem os recursos necessarios toda a humanidade,nao para suas ambicoes.Esse e o caso dos madereiros que roubam madeira ilegal das florestas. Se isso nao parar vai aconter o que o texto relata

    ResponderExcluir
  65. COMENTARIO Bom se continuar do jeito que esta a mãe terra não vai suporta,o que estao fazendo com ela.Temos que fazer alguma coisa,nao so a mae terra ,mas nos e as proximas geracoes. Aquela parte do texto em que Ghandi diz:"A terra tem os recursos necessarios para toda a humanidade, nao para suas ambicoes. Essa parte do texto quer nos dizer que existe pessoas que roubam madeira ilegalmente das florestas. Se essas acoes nao pararem vai ocorrer o que o texto fala.
    escola:Ubaldo Correa aluno:Bruno Yan dos Santos Cardoso turma:803

    ResponderExcluir
  66. O texto vem nos dizer que nos temos que ajudar à nossa mãe terra porque se nos nao ajudarmos, nao havera uma linda terra como a hoje para as proximas geracoes.
    Escola Ubaldo Correa
    Aluno: weslen Souza Santos
    Turma: 703

    ResponderExcluir