!--jquery-DD-Menu-Starts-->

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O PURALISMO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO



SÉRIE: 8° ANO                   TEMA: O PURALISMO RELIGIOSO E SUA CONTRIBUIÇÃO.
1. A PLURALIDADE RELIGIOSA, CULTURAL E ÉTICA.
       É fascinante saber que existem bilhões de pessoas em nosso planeta e ninguém é igual a ninguém.   Mesmo   as   pessoas   gêmeas      são   iguais   na   aparência, pois   seus   gostos   e   suas personalidades são diferentes.
       Podemos até dizer que somos igualmente e diferentes e diferentemente iguais. Somos únicos e não   repetíveis.   Os povos e as nações também são   diferentes, pois cada um possui culturas   distintas.   Os americanos   são   diferentes   dos   russos   e   os   africanos   dos   brasileiros, porém todos fazem parte da grande família que é a humanidade.
       Na busca pelo sentido da vida e pela compreensão do universo e de quem o criou, cada povo    constrói, conforme     sua   cultura   e história, a   própria   religião.
Nesse sentido, a religião surge com respostas aos grandes problemas e questionamentos humanos:
De onde vim?
Para onde vou? Por que existe a dor?         
O que há depois da morte?
A importância do pluralismo religioso
       Cada religião tem uma importante contribuição para o melhoramento das pessoas e, por isso, todas deveriam ter seu espaço e serem respeitadas e referenciadas. Assim, o pluralismo religioso    significa   a   coexistência   pacífica e harmoniosa   entre   as   diversas religiões   se   as diferentes culturas existentes em nosso planeta.
      Mas   será   que   deveríamos   considerar   de   forma   negativa   o   fato   de   existirem   inúmeras religiões (pluralismo religioso). Isso não seria na verdade uma grande riqueza e um sinal de que o amor de Deus, de um Ser superior, se derrama sobre todos os povos? Parece-me correto entender as religiões como caminhos que se dirigem ao mesmo destino ou, ainda, como rios que correm em direção ao mar.
       Podemos dizer   que   as   religiões   são   pontes que as pessoas constroem para alcançar   o infinito, o   Transcendente:   Deus.  Como   pontes, as   religiões   têm   a   função   de   nos   religar   a realidades sagradas e divinas, capazes de preencher e dar sentido às nossas vidas. Assim, as religiões ligam o humano ao divino, o profano ao sagrado e o finito ao infinito.
       Ao   estudarmos   as   religiões, percebemos   que   cada   uma chama   o Transcendente   por nomes diferentes, como Alá, Deus, Javé, Tao, Infinito, Todo Poderoso, Divindade e outros, que são na verdade, faces de um mesmo rosto que se revela de múltiplas formas
       As religiões possuem muitas semelhanças. Suas doutrinas falam de justiça, paz, amor e fraternidade entre todas as pessoas. Seu grande propósito é o de transformar o mundo e fazer reinar a harmonia entre todos os seres, por isso é inaceitável qualquer formar de preconceito, exploração   e   intolerância   religiosa.   Quem   persegue, diz   ou   age   com   violência   contra   um irmão praticante de outra religião, além de trair sua fé fere o grande amor de Deus para com todas as pessoas.
       Toda   essa   diversidade   religiosa, cultural e   étnica   nos   mostra   como   é   rica   a   vida   em nosso planeta e como é grande o amor desse Ser infinito, que se alegra com a vida em todo o seu colorido e esplendor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário