!--jquery-DD-Menu-Starts-->

quinta-feira, 14 de julho de 2016

O que é religião e o que é religiosidade?



O que é religião e o que é religiosidade?
       A religião - é um assunto que geralmente está presente no dia-a-dia das pessoas e isso é percebido quando as pessoas tomam decisões baseadas em princípios éticos, ou assumem uma forma ou outra de viver de acordo com as regras que a religião propõe.
Porém, com o passar dos tempos outro termos vem sendo usado com frequência, que é a religiosidade. Pode então surgir uma pergunta: será que existe alguma diferença ou uma complementaridade entre ambas? Vamos descobrir.

1. O QUE É RELIGIÃO?
      Religião  é   o   resultado   da   busca   das   pessoas,   no   decorrer   da   história,   por   uma resposta  sobre  o   sentido   e  origem  da   vida,   da   natureza  e  do   universo.   Por   isso   é  que encontramos não apenas uma religião, mas várias religiões, pois cada uma delas nasceu em lugares e épocas diferentes.
       Atualmente as religiões são comunidades ou grupos de pessoas reunidas em torno de uma mesma crença e que põem em prática os ensinamentos e valores anunciados por essa crença.
       Existem   várias   formas   de   se   relacionar   com  Deus   segundo   cada   Religião.   Esse relacionamento       pode   ser  comunitário,    como    por   exemplo,    através   dos   cultos,  das celebrações,   dos   momentos  de oração, do   compromisso   em  viver   os  ensinamentos  da religião.
        Esse    relacionamento      também     pode    ser   pessoal,   por   meio    da  oração,   da contemplação, da leitura dos textos sagrados e da prática pessoal dos valores.
       As   várias   formas   de   se   relacionar   com   Deus   levam   à   prática   da   caridade,   ao cuidado com a saúde, à participação em celebrações e rituais.
Aspectos das religiões
       As religiões possuem alguns aspectos, tais como:
       Doutrina: é o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico cientifico etc.
       Teologia:    é   a atualização   da   doutrina, realizada   por   estudiosos, para   que as pessoas   compreendam   melhor   os   ensinamentos   registrados   nos Textos Sagrados.   Os teólogos estudam e interpretam os Textos Sagrados, atualizando os ensinamentos para os nossos dias.
Por exemplo: dessas religiões são o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, entre outras.  Pode-se   dessa   forma, compreender   que   as   pessoas   por   meio   da   religião   e   da religiosidade buscam um relacionamento mais próximo com Transcendente, com Deus, e isso já vem acontecendo no decorrer da história.
       O que Jesus diria sobre as várias formas de discriminação?
       O que o Buda diria sobre as guerras?
       O que Maomé diria sobre a justiça?
       Comunidade: é o grupo de pessoas que acreditam num mesmo Deus e praticam a mesma crença. Por exemplo: muçulmanos, Judeus, católico, protestantes, evangélicos outros.
       Rituais e cultos: são um conjunto de expressões da fé, usados pelas comunidades religiosas,   expressos  por   meio   de   símbolos   e  cultos.   Por   exemplo:  Batismo,  Culto   da Palavra, Missa, Ceia, Oração, Jejum.
       Templos   próprios:  são   os  espaços  construídos  para  a  reunião   das  pessoas.   Por exemplo: Sinagoga, Mesquita, Igreja, Templo...
       Até aqui foi possível ter uma definição sobre o que é religião e o que a compõe e perceber     que   ela  é  parte  da   vida,  da  crença    dos  seres   humanos     e  da  história   da humanidade em busca do caminho que leva a Deus, ao Transcendente.
2. O QUE É RELIGIOSIDADE?

       Religiosidade é uma experiência interior de cada pessoa com Deus, que pode ser compartilhada       com   um    grupo    ou  comunidade.      Essa   experiência    pessoal    pode   ser vivenciada por meio das orações, das atitudes, dos comportamentos, distinguindo o que é bom e o que é ruim para consigo mesmo, para com o outro e para com a natureza. Por exemplo:      o  cuidado   da   própria   saúde,   o  respeito   pelo  outro,   o  não-desperdício     de alimentos e água.
Função da religiosidade e expressões de religiosidade

       A    religiosidade    é   também     um    conjunto     de  sentimentos     religiosos    que   se manifestam   através   de   rituais   e   sinais   religiosos.   Através   da   religiosidade   as   pessoas buscam   está     mais   próximas   de   Deus.    Esses   sentimentos   religiosos   traduzem-se   em cultos e rituais para agradecer os benefícios recebidos, para implorar ajuda e proteção, para louvar e adorar o Deus presente no cotidiano das pessoas. Eis alguns exemplos: as festas populares, os nomes de ruas e praças, os nomes de cidades e estados, os nomes de escolas, a presença dos textos sagrados na vida das pessoas, a diversidade religiosa.
       Resumindo: pode-se notar que religião é o serviço ou culto a Deus ou divindade, que reúne as pessoas em torno de suas crenças e práticas comuns de ritos e valores. A religiosidade   é   o   conjunto   de   sentimentos  religiosos  das   pessoas   e   dos   grupos,   que ganha expressão através dos rituais, das orações dos cultos.
       É   interessante   notar   ainda   que   as   religiões   e   a  religiosidade   apresentam   uma evolução no decorrer da história, passando por várias fases até chegar à forma em que se encontram nos dias de hoje.
Entre elas estão às religiões de libertação e as religiões de salvação.
  As religiões de libertação ajudam o ser humano a libertar-se da escravidão.
       Elas apresentam as maneiras para um bom relacionamento com as pessoas, com o mundo e valorizam as atitudes, como a bondade, o perdão, o amor, para viver o bem e conquistar   o   além.   Exemplos   dessas   religiões   são   o   hinduísmo    e   o  budismo,   entre outras.

  As     religiões   de  salvação   são   aquelas   que   acreditam    na  ação   de  Deus   para   a salvação das pessoas. Deus age através das pessoas que praticam o bem. Exemplos  dessas religiões são o judaísmo, o cristianismo, o islamismo, entre outras.
  Pode-se   dessa   forma,   compreender   que   as   pessoas   por   meio   da   religião   e   da religiosidade buscam um relacionamento mais próximo com Transcendente, com Deus, e isso já vem acontecendo no decorrer da história

Nenhum comentário:

Postar um comentário