!--jquery-DD-Menu-Starts-->

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Os apócrifos: o que é?


Os apócrifos: o que é?
Palavra grega que quer dizer: escondido, secreto. São escritos judaicos e cristãos que não eram usados no culto público e na teologia.
Apócrifos no novo testamento: Escritos a partir do 2º século d.C. estão assim divididos: Evangelho, atos, Epistola e apocalipse.
Evangelhos apócrifos: os evangelhos  apócrifos quiseram preencher alguns vazios deixados pelos 4 evangelistas alguns procura, a seu modo , satisfazer a curiosidade com tudo sertãs informações encontradas neles, podem as vezes, ser importantes como testemunho de vida de Jesus, pois ficaram na memória e tradição populares, embora fora da bíblia.
Critérios para reconhecer os escritos como sagrados: os que eram mais comuns às igrejas e respeitados como livros autênticos do período apostólico. A mais antiga listagem dos escrito do novo testamento, chamada Canon, data da 2ª metade do 2º século d.c; mais dúvidas; a questões dos livros canônicos ou inspirados foi definida na época moderna, no concilio de Trento.
Alguns títulos de evangélicos apócrifos: evangelhos conforme os hebreus; dos Ebionitas ou 12 apóstolos; de Pedro; de barnabé; de Tiago; de tome; evangelho da infância de Jesus; historia de José o carpinteiro; transito de Maria.
Alguns trechos dos evangelhos apócrifos: nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana; apresentação de Maria no templo; morte de Jose, assistida por Jesus e Maria; morte de Maria com os apóstolos ao seu redor; nascimento de Jesus numa gruta com a presença de um boi e um jumento; nome dos três reis magos, nome do Longino o soldado romano que furou o peito de Jesus com uma lança, historia verônica e seu véu, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário